Wednesday 28 September 2011

Moçambique, África do Sul e Suazilândia unidos pelo turismo

Lançado projecto de turismo integrado.

Autoridades dos três países lançaram, em Sundton, KwaZulu-Natal, um projecto de turismo integrado, que torna pontos de Moçambique, África do Sul e todo o território da Suazilândia um único destino turístico.
A cidade e província de Maputo, Suazilândia e a província sul-africana de KwaZulu-Natal já são um destino turístico único, na sequência do lançamento da iniciativa tripartida de promoção de turismo regional. O projecto visa permitir que turistas que visitam KwaZulu-Natal, por exemplo, possam facilmente chegar a Maputo ou ir à Suazilândia num único pacote turístico. Trata-se de uma rota que, na visão das autoridades dos três países, pode ser feita num único dia.
A iniciativa foi lançada, segunda-feira, na cidade de Sandton, Joanesburgo, província de KwaZulu-Natal, pelas autoridades dos três países envolvidos.
Moçambique fez-se representar, no acto, pela secretária permanente do Ministério do Turismo, Fernanda Matsinhe, sendo que a Suazilândia e África do Sul foram representadas, respectivamente, pelo ministro do Turismo e Assuntos Ambientais, MacFord Sibanzde, e pelo ministro do Desenvolvimento Económico e Turismo da província de KwaZulu-Natal.
Em Outubro próximo, os três países deverão organizar uma expedição motorizada, denominada “Cross Border Excursion for October Tourism Mouth”, cuja rota abrangerá os três pontos envolvidos. A expedição deverá iniciar na região de KwaZulu-Natal (mais concretamente em Durban Hluhluwe), seguirá a Maputo província, mais concretamente na Reserva dos Elefantes da Ponta de Ouro (distrito de Matutuíne), passando em seguida para a cidade capital da Suazilândia, Mbabane e, depois, voltará para Durban, onde irá terminar a caravana.
Em cada um dos três países por onde passará a caravana de turistas, estão previstos seminários sobre as oportunidades de negócios turísticos existentes em cada local. Prevê-se a participação de, pelo menos, 500 pessoas em cada zona, das quais 200 excursionistas e 300 empresários e parceiros locais. A organização estará a cargo das agências ou instituições de promoção de investimento de Moçambique, África do Sul e Suazilândia.

Orlando Macuacua, O País

No comments: