Wednesday 21 September 2011

África do Sul e a União Africana reconhecem conselho rebelde como novo governo da Líbia

A África do Sul reconheceu nesta terça-feira as novas autoridades de Trípoli e se disse disposta a trabalhar com a comunidade internacional para estabilizar a Líbia, num comunicado de seu Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A África do Sul reconhece o Conselho Nacional de Transição (CNT) "como representante do povo líbio, na medida em que forma um governo de transição que inclui todas as partes", destacou o texto.
A decisão foi divulgada depois de um comunicado da União Africana (UA), no qual esta também reconhece o CNT líbio após várias semanas de hesitação que suscitaram divisões no continente africano. A África do Sul está disposta a apoiar "os esforços para estabilizar a situação (e) promover a democracia e a reconstrução", acrescentou o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-africano.
Há poucos dias a África do Sul se recusava a reconhecer o CNT e insistia no desejo de que a África solucionasse sozinha os seus problemas, desde que de forma pacífica.
Já a União Africana disse, no seu comunicado, estar pronta para apoiar o CNT no seu esforço para construir um governo inclusivo naquele país do norte de África.
Além disso, fez um apelo ao CNT para que proteja os trabalhadores migrantes de outras regiões do continente, pois há relatos de que estejam a ser alvo das milícias que perseguem mercenários alegadamente contratados pelo regime de Kadhafi.
Desde 22 de agosto a maioria das nações europeias, os Estados Unidos e vários países africanos, entre outros, reconheceram o CNT.
A China reconheceu em 12 de setembro o CNT como 'autoridade governante'. Moçambique ainda não reconheceu o Conselho.

RM

Nota do José = Recentemente a UA e a África do Sul recusaram reconhecer os rebeldes. Dias depois já reconhecem! Como podemos compreender esta inconsistencia? Se tinham dúvidas deviam esperar em vez de tomarem medidas incoerentes!

1 comment:

Nelson said...

Essa incerteza da UA me confirma a falta de seriedade que sempre vi nessa organização. Falta punho na UA. Se deixa levar por tudo e por nada. Deve ser porque haviam nações como Zimbabwe que mantinham sua posição contra o CR que dava "tomates" à UA. Agora que países como a China reconhecem os rebeldes, vamos lá embora dançar a musica da maioria! Palhaçada.