Thursday 1 May 2014

Juros e impostos altos não atraem investimentos para economia

     
Defende o académico João Mosca
O economista João Mosca diz que as taxas de juro aplicadas pelos bancos são proibitivas, daí que os investidores recorrem ao financiamento externo. Defende ainda que o Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Colectivas (IRPC) é  alto, por isso, o empresariado prefere, muitas vezes, fugir ao fisco.
Numa reflexão sobre a economia nacional, o economista João Mosca lamentou o facto dos níveis de poupança do país serem tradicionalmente negativos, fazendo com que Moçambique dependa de recursos que os outros poupam para financiar os seus investimentos.
“Toda a nossa economia está a ser movida pela poupança externa. Temos um sector financeiro com dificuldades de responder os grandes volumes de investimento. O capital externo não necessita de investir com a poupança interna porque as taxas de juro são altíssimas dado que o mercado financeiro está distorcido”, avançou o académico.
O economista entende que, mesmo se os bancos nacionais tivessem dinheiro suficiente para emprestar as grandes empresas, este não seria apetecível, porque as taxas de juro cobradas pela banca são altíssimas em relação às cobradas fora do país.


O País

No comments: