Monday 5 May 2014

Celebra-se hoje o Dia da Língua Portuguesa

Celebra-se hoje o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em perto de três dezenas de países, em todo o mundo.
É o quarto ano consecutivo que os países da CPLP comemoram esta data, instituída a 20 de Julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da organização, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde. A decisão fundamenta-se no facto de a língua portuguesa constituir, entre os povos da comunidade, “um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”, lê-se no sítio do Instituto Camões.
Uma exposição sobre o Potencial Económico da Língua Portuguesa, organizada pelo Camões IP, e inaugurada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, em Fevereiro deste ano, circula agora pela rede de ensino, consular e diplomática portuguesa no mundo. Em Moscovo, Bruxelas, Buenos Aires, Praia, Jacarta e Goa, as actividades organizadas prevêem a exibição desta mostra, que tem como suporte um conjunto de cartazes.
De acordo com o estudo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), que é também responsável pela componente científica da exposição, “a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo”, registando uma das taxas de crescimento mais elevadas, na Internet, nas redes sociais e na aprendizagem como língua estrangeira.
Em diversas cidades onde o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vai ser assinalado, as celebrações, que assumem expressões diversas, são organizadas conjuntamente pelas embaixadas e representantes dos países da CPLP aí presentes.



Notícias

No comments: