Friday 9 May 2014

Dhlakama já recenseado



 Cessar-fogo continua uma incognita


Gorongosa (Canalmoz) - O líder da Renamo Afonso Dlhakama, já pode votar e concorrer como candidato da Renamo nas eleições de Outubro próximo ao ter se recenseado na tard...e de ontem, quinta-feira na localidade de Nhadugue, no posto administrativo de Casa Banana, distrito de Gorongosa.
Dlhakama tem o cartão número 07049101001, marcando assim ponto final a um desnecessário braço de ferro entre o Governo e a Renamo no que ao registo do líder da Renamo dizia respeito. As oito brigadas já estão a trabalhar com vista a recensear as restantes 16 mil pessoas que vivem naquela zona de intenso conflito.
As brigadas de recenseamento entraram para o interior de Grongosa na tarde de ontem depois de uma série de impasses. Minutos depois de se recensear Dhlakama falou à imprensa. "Eu tenho a agradecer a toda a equipe aqui presente e aos outros que não puderam entrar ainda hoje nesta mata, eu creio que todos nós estamos satisfeito e vamos votar" disse Dlhakama



Cessar-fogo no Pais


No entanto, questionado sobre o cessar-fogo, o líder da Renamo disse não haver qualquer ligação justa entre o cessar-fogo e possuir o cartão de eleitor, visto que há, nas suas palavras, muito ainda por se debater, e as tropas do Governo continuam a fustigar Gorongosa com artilharia pesada.
Dlhakama apelidou de “vergonhosa” a actual situação política do País. “Não vejo a necessidade de usarmos armas para obter respostas do Governo, enquanto existe um acordo e que deve ser cumprido na íntegra.
“Isto é uma vergonha para os Moçambicanos, onde para se conseguir um pedido é preciso usar armas. Mesmo o cessar fogo, se houver vontade da parte do Governo esta situação pode parar em definitivo”.



(José Jeco, nosso enviado à Casa Banana)



Canalmoz
 
 

No comments: