Monday 12 May 2014

Governo pediu à Renamo para hoje não haver negociações

Por motivos de agenda não clarificados


Maputo (Canalmoz) – A pedido do Governo moçambicano, hoje não haverá negociações no Centro Internacional de Conferências “Joaquim Chissano”, em Maputo.
Segundo apurou o Canalmoz de fontes ligadas ao processo de negociações, o Governo endereçou, na última sexta-feira, através dos habituais can...ais de contacto, uma carta ao seu parceiro, a Renamo, manifestando que, por questões de agenda, não poderá comparecer nas negociações.
Embora não tenham sido evocados motivos claros sobre o adiamento da ronda desta segunda-feira, as nossas fontes relacionam isso com a realização da I sessão extraordinária do Comité Central do partido Frelimo, que se realiza na Escola Central da Matola.
Desde há dois meses, as partes divergem quanto à missão dos observadores internacionais, com o Governo a exigir a desmilitarização incondicional dos homens da Renamo, e esta a exigir a sua participação nas Forças de Defesa e Segurança segundo um princípio de paridade.
As negociações poderão ser retomadas na próxima semana, em data a articular entre as partes, segundo as nossas fontes. (BA)


Canalmoz

No comments: