Thursday 15 May 2014

Moçambique entre países africanos com o PIB que mais cresce

 
 
Paìs tem a pior taxa de pobreza entre os homólogos da CPLP


Da lista, constam também Angola e Cabo Verde, países com o maior crescimento do rendimento per capita em áfrica, entre 2000 e 2012, enquanto Guiné-Bissau está no pólo oposto
A conclusão é do Relatório do Progresso de África, realizado pelo Africa Progress Panel (APP), que reúne dez personalidades que se preocupam com o futuro de África, incluindo a moçambicana Graça Machel, e que é presidido pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
A manter-se o ritmo actual de subida do PIB per capita, Moçambique, Angola e Cabo Verde poderão duplicar os rendimentos médios em menos de 17 anos, conclui o relatório.
No extremo oposto, segundo a pesquisa, surge a Guiné-Bissau, que com uma taxa de crescimento anual média do PIB per capita negativa surge no sexto pior lugar. Cidadãos deste país terão de esperar 76 anos para duplicar o rendimento médio.
Já em relação à pobreza, entre os países da CPLP, Moçambique é o pior colocado na tabela: com uma estimativa de 14,3 milhões de pobres, o país tem uma percentagem de pobres superior a 60% da população.
 



O Pais

No comments: