Wednesday 30 April 2014

XENON: Maputo perde cinema para ter mais um prédio

A CIDADE de Maputo acaba de perder mais um dos seus mais emblemáticos espaços culturais, o Cinema Xenon, que foi demolido para a dar lugar à construção de um prédio residencial, acrescentando-se aos vários novos ou em edificação nesta cidade, que está a conhecer um ritmo de construções há muito tempo não visto.
O Xenon era uma das principais referências culturais da capital e do país no seu todo, chegando em tempos mais recentes a ser a porta de divulgação em primeira “mão” em território nacional das mais recentes produções cinematográficas mundiais.
Privatizado na década de 1990 pelo Estado moçambicano e adquirido pela empresa portuguesa Lusomundo, o cinema não resistiu aos ventos das inúmeras transformações em vários sectores da vida do país. A crise do sector cinematográfico, pelo menos da empresa Lusomundo, detentora também do Gil Vicente, outro cinema emblemático da capital, obrigou a uma restruturação. Os filmes passaram a ser projectados nas salas do Maputo Shopping Centre e o Xenon fechado.
Com a perda do Xenon a cidade não só ficou órfã de uma sala que não só apresentou filmes aos moçambicanos e àqueles que estando na nossa capital gostem de cinema. Perdeu também um ponto de referência, pois o Xenon também ornamentava a Julius Nyerere, uma das principais avenidas da nossa capital.
Antecedendo a demolição do “Xenon”, o Cinema Charlot tinha fechado as portas em consequência do incêndio que destruiu grande parte das suas infra-estruturas, deixando-as completamente inutilizadas.
Com o derrube do Xenon a cidade ficou com um número mais reduzido de salas de projecção de filmes.

No comments: