Monday 21 April 2014




MILHARES de cristãos afluíram ontem às igrejas em diversos pontos do país, para a celebração do Domingo de Páscoa, dia em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Na cidade de Maputo, onde grande parte das missas começou por volta das nove horas, foram notórias enchentes fora de comum, elucidando que, apesar das correrias do quotidiano, os crentes ainda reservam um lugar especial celebrar a Igreja.A azáfama vivida nas casas de culto no período de manhã viria, a partir do inicio da tarde, a transferir-se para as residências, onde inúmeras famílias confraternizaram pela passagem da data ou pelo pretexto de algum membro ter sido baptizado nesta Páscoa.    
De facto, é comum várias igrejas, principalmente a católica, baptizarem na missa na vigília pascal, a que se realiza na noite de sábado, ou na de domingo, o que é justificado pelo significado que se tem da Páscoa – renovação, mudança de vida, segundo nascimento, libertação, entre outros termos.   
Este ano, a celebração da Páscoa foi marcada por apelos à paz, perdão e reconciliação entre os homens, requisitos básicos para que os crentes e sociedade em geral possam desenvolver-se e alcançar o estágio de bem-estar que se pretende.
Os apelos, feitos na Sexta-feira Santa, data em que os cristãos se vergaram para recordar a morte de Jesus Cristo, foram sendo reiterados ao longo dos dias subsequentes, incluindo nas missas de ontem, o que está associado ao clima conturbado que se vive no centro do país, onde homens armados e forças governamentais trocam tiros frequentemente.
Líderes religiosos entrevistados pelo nosso jornal foram unânimes na necessidade de uma melhor coabitação entre os homens para que a sociedade possa caminhar rumo desenvolvimento social e harmonioso.
Só para citar alguns exemplos, João Damião, pastor da Igreja Metodista Unida de Moçambique, disse que a Páscoa significa libertação da sociedade de todos os males e consequente instauração de um ambiente de paz e tranquilidade entre os homens.
Entretanto, neste ano, mais do que uma celebração, a Pascoa serve mais para apelar para que rapidamente os moçambicanos voltem a viver em paz uns com os outros, sem os actuais episódios de ataques armados, por mais esporádicos que sejam.
César Santos, presidente das Peregrinações na Igreja Anglicana, disse que cada membro da sociedade deve aproveitar o momento para perdoar a todos que lhe tenham feito mal e abdicar de clivagens.
Como que a anunciar o começo da semana, o tráfego, que desde quinta-feira estivera calmo, começou a intensificar ao inicio da noite de ontem, principalmente nas estradas nacionais numero um e quarto.


Noticias

No comments: