Thursday 3 April 2014

União Europeia reduz sectores a beneficiar do seu apoio em Moçambique

A partir deste 2014, a União Europeia (UE) deverá passar a concentrar o seu apoio a Moçambique em três sectores de actividade, contra os anteriores oito que beneficiavam da ajuda daquela comunidade para o seu desenvolvimento.
Em Moçambique, a União Europeia apoia a viabilização de projectos ligados aos sectores da Agricultura, desenvolvimento rural, infra-estruturas de transporte, saúde, justiça, direitos humanos, combate à corrupção, sociedade civil e Assembleia da República (AR).
A organização não especifica as áreas que deverão continuar a beneficiar do seu apoio a partir deste ano, salientando apenas que a iniciativa visa “maximizar o investimento realizado e está relacionado com a divisão de trabalho entre os parceiros externos de cooperação com Moçambique”.
A ajuda mais eficaz passa pela aposta em áreas de impacto na redução da pobreza, como agricultura, realça ainda a delegação da UE, esclarecendo, entretanto, que a concentração do apoio a poucos sectores “não significa uma diminuição da verba disponibilizada ao país”.
Refira-se que o Presidente da República, Armando Guebuza, participa a partir desta quarta-feira até amanhã, quinta-feira, em Bruxelas, na Quarta Cimeira União Europeia- África, um evento destinado ao reforço da cooperação e parceria económica, política, investimentos e comércio entre os dois continentes.



A Verdade

No comments: