Monday 14 April 2014

Em Joanesburgo: Imprensa nacional e internacional noticia acidente de um avião da LAM e a empresa desmente


 Maputo (Canalmoz) - A imprensa nacional e internacional noticiou e com destaque, durante a semana, sobre um acidente en...volvendo um avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), que terá embatido, durante a aterragem, numa pista do Aeroporto Internacional Oliver Tambo, em Joanesburgo, na passada segunda-feira, sem provocar vítimas.
A imprensa fala de um avião Bombardier Q400, que cumpria o voo TM311 no percurso Beira-Joanesburgo, quando, no processo de aterragem, no principal aeroporto da África do Sul, embateu com a cauda, o que terá provocado o encerramento da pista durante algumas horas.
Entretanto, a Agência portuguesa de notícias “Lusa” contactou, antes de publicar a notícia, a empresa Linhas Aéreas de Moçambique para o contraditório, mas a empresa não confirmou nem desmentiu, tendo prometido dar esclarecimentos “mais tarde”, dando a entender que havia informação relacionada.
Só que já neste domingo, no lugar de dar esclarecimentos, conforme prometido, a LAM veio a público, através de um comunicado desmentir completamente a informação. “Preocupada com a reposição da verdade, vem por meio desta informar aos seus estimados clientes, amigos e público em geral, que a informação veiculada pela imprensa electrónica, dando conta de uma aeronave sua, ter sofrido um acidente causando quebra da cauda, destruição de antena e infra-estruturas aeroportuárias no aeroporto de OR Tambo de Joanesburgo, no dia 7 de Abril, é FALSA. A LAM informa ainda não constituir verdade a informação segundo a qual o aeroporto OR Tambo de Joanesburgo teria sido interditado e/ou encerrado em resultado do acidente ora referido” lê-se no comunicado da LAM.
Mas o Diário de Notícias, jornal português editado em Lisboa noticiou na sua edição de sábado que o comandante do voo, "um instrutor de origem turca, mas de nacionalidade canadiana", terá estado envolvido, no dia anterior ao embate, num "incidente semelhante" com o mesmo avião, no Aeroporto Internacional da Beira, no centro de Moçambique. LAM diz que não houve acidente.

No comments: