Wednesday 23 April 2014

Hoje é Dia Mundial do Livro

A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data tem como objectivo reconhecer a importância e utilidade dos livros assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação e elemento fundamental no processo educativo.
No Dia Mundial do Livro decorrem várias acções de promoção dos livros e da leitura, organizadas por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1995 por ser um dia importante para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu o dramaturgo espanhol Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu o escritor russo-americanoVladimir Nabokov.
A data serve ainda para chamar à atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.
O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.
Por um ano a cidade nigeriana de Port Harcourt será a Capital Mundial do Livro, título atribuído pela UNESCO no âmbito do Dia do Livro que se assinala a 23 de Abril próximo.
A indicação da cidade nigeriana foi igualmente aprovada pela União Internacional de Editores e pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas.
Por ocasião do Dia Mundial do Livro a UNESCO vai realizar na sua sede, em Paris, na França, uma exposição sobre a Mafalda, personagem de banda desenhada pelo escritor argentino Quino há 50 anos.



Noticias

No comments: