Friday 25 April 2014

Brigadas do STAE a caminho da Gorongosa para recensear a população


 Maputo (Canalmoz) – Quando faltam apenas quatro dias para o término do processo de recenseamento eleitoral, o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) despachou nove brigadas que vão trabalhar no distrito da Gorongosa na província de Sofala, para inscrever os cidadãos eleitores aqui residentes e que ainda...
não se recensearam devido ao conflito armado.
A informação foi divulgada ontem em Maputo pelo porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, Paulo Cuinica.
Gorongosa foi e continua a ser o centro das confrontações entre os homens da Renamo e as tropas governamentais conjuntas das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e da FIR, facto que condicionou o recenseamento eleitoral.
Entretanto, Paulo Cuinica garante que há segurança e que o processo vai decorrer sem sobressaltos. “Os dois lados em negociação (Governo e Renamo) deram garantias de que não haverá confrontações enquanto as brigadas estiverem a trabalhar.” Outra garantia, segundo Cuinica, é que, durante o processo, estarão no local membros da CNE pertencentes à Renamo, e Cuinica acredita que a Renamo não “vai atacar os seus próprios homens.” Algumas brigadas serão colocadas em Vundizi e na “Casa Banana”.
Em relação aos prazos, visto que faltam poucos dias para o processo terminar, Cuinica diz: “Temos medidas de contingência para permitir que essas brigadas possam recensear toda a população que se encontra naquela zona”.
Segundo Cuinica, as referidas brigadas estão reforçadas “em termos de equipamento e homens”, e poderão, em função da luminosidade, “estender a hora do trabalho.”

Não haverá polícia durante o recenseamento

 Respondendo ainda sobre a questão de segurança, Cuinica disse que não haverá polícia. A medida visa evitar desconfiança por parte dos homens da Renamo, bem como evitar que os cidadãos se sintam intimidados pela presença da Polícia.



Segurança do líder da Renamo não é da responsabilidade da CNE



Questionado sobre se as brigadas seriam também para recensear o líder da Renamo, Afonso Dlhakama, Cuinica esclareceu: “As brigadas são do STAE e vão recensear todos os que vivem no distrito”. Sobre se estavam asseguradas as condições para a segurança do líder da Renamo, respondeu: “A segurança do líder da Renamo não é da responsabilidade dos órgãos eleitorais. Se aparecerem em qualquer parte, é lá onde serão inscritos”.



(André Mulungo, Canalmoz)

No comments: