Tuesday 22 April 2014

DHLAKAMA SÓ SE VAI RECENSEAR SE TIVER ‘GARANTIAS DE SEGURANÇA’

Ao longo do nosso trabalho de hoje não discutimos nada relacionado com o processo eleitoral, mas acreditamos que qualquer moçambicano precisa de segurança para se recensear”, disse Segunda-feira, em Maputo, o deputado e chefe da delegação da Renamo, em sede do diálogo político, Saimone Macuiane.
Ele explicou que se tudo dependesse do seu partido, os termos de referência teriam sido ultrapassados, criando-se, assim, segurança para o seu líder recensear-se. “Para a Renamo, mesmo hoje este assunto teria sido ultrapassado, mas o governo alegou ter outras agendas, por isso saímos cedo. Se dependesse da Renamo hoje saiamos tarde só para terminar este assunto.”
O recenseamento eleitoral termina a 29 do mês em curso, porém ainda não há indicação nenhuma de que o líder da Renamo já se recenseou, nem uma provável data em que o fará.
A discussão sobre os termos de referência, da função dos observadores internacionais, tem sido caracterizada por sucessivos impasses, visto que o governo entende que os observadores devem, para além de fiscalizar a cessação das hostilidades, assistir a desmobilização da Renamo. Contudo, a Renamo discorda com este ponto.


(AIM)

No comments: