Tuesday 22 April 2014

Forças de Defesa e Segurança trocam tiros com homens armados em Gorongosa

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) e os homens armados da Renamo envolveram-se num tiroteio intenso, na manhã desta terça-feira (22), na Serra de Gorongosa, na província de Sofala, facto que forçou a população a abandonar a zona e refugiar-se na vila de Gorongosa, que dista cerca de 27km do local do confronto. No seguimento do confronto, uma ambulância militar deu entrada no Hospital Rural de Gorongosa. Entretanto, os militares, para além de cercarem a unidade sanitária e fortificarem as medidas de segurança, impediram a entrada das pessoas que acompanhavam os feridos. Presume-se que haja óbitos.
Informações não confirmadas dão conta de que as FDS semearam minas na Serra de Gorongosa com o objectivo de precipitar a morte do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que desde Outubro do ano passado está em parte incerta, pese embora alguma opinião afirme que ele está escondido no local em alusão.
Nenhuma das partes envolvidas no conflito, o Governo e a Renamo, reivindicou ainda o ataque. Entretanto, refira-se que os ataques à Serra de Gorongosa não recentes, pois as FDS acreditam que o líder da Perdiz está naquele lugar.
Este confronto segue-se ao registado ma madrugada desta segunda-feira (21), na localidade de Caphirizage, no posto administrativo de Zobué, no distrito de Moatize (Tete), onde um grupo de homens armados, supostamente da Renamo, protagonizou um ataque a um posto policial, tendo abatido um membro de policiamento Comunitário.



A Verdade

No comments: