Saturday 15 September 2012

Protecção costeira em Maputo: Obras de reabilitação arrancam em outubro

As obras de construção e reabilitação da protecção costeira na cidade de Maputo, orçadas em cerca de 21.5 milhões de dólares norte-americanos, arrancam em Outubro próximo, devendo terminar em Maio de 2014.
Com efeito, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, e o representante do consórcio formado pelos empreiteiros Roawad Modem Engineering/MCA Moçambique, Couto Alves, S.A./M e Couto Alves Vias, assinamSexta-feira, um contrato para a execução das obras.
O objectivo do projecto é minimizar os efeitos da erosão costeira, melhorar o aspecto da zona costeira e garantir a segurança de infra-estruturas públicas, bem como melhorar as condições ambientais, para além da promoção do turismo.
As obras vão consistir na construção de oito esporões ao longo da costa, entre o Clube Naval e o Bairro dos Pescadores, numa extensão de 13.20 quilómetros, na edificação de cerca de 10 quilómetros de muro de protecção e na reposição de rachão para a protecção da base de muro existente, numa extensão de 3.20 quilómetros.
O projecto é financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) e do Fundo Saudita para o Desenvolvimento, e conta ainda com fundos do Governo de Moçambique e do Município de Maputo.
(RM/AIM)

No comments: