Monday 17 September 2012

Mau tempo de manhã, melhoria à tarde na cidade de Maputo

As províncias do sul e do centro do país vão continuar hoje sob influência do ar frio marítimo responsável pela ocorrência de nebulosidade e chuvas intermitentes. Entretanto, Maputo e Gaza deverão experimentar uma melhoria do estado do tempo a partir da tarde de hoje.
O Instituto Nacional de Meteorologia informa que depois de intenso calor que se fez sentir na quinta-feira houve passagem duma frente fria a que sucederam ventos de sueste, responsáveis pela descida de temperatura e aumento da nebulosidade e períodos de chuva intermitentes.
Apesar deste cenário, não houve danos de grande monta senão inundações localizadas derivadas da saturação dos solos (choveu há sensivelmente uma semana) e deficiente escoamento superficial devido à falta de drenagem ou operação deficiente.
Segundo Telmo Sumila, meteorologista de serviço, até às nove horas de ontem, contando um período de vinte e quatro horas, a precipitação registada apresentava valores como 13 milímetros em Mavalane, 25.7 no observatório de Maputo, 14.1 em Xai-Xai, 15.9 em Changalane e 17.3 em Panda.
Também houve registo de precipitação em Inhambane (11.9), Espungaberra, em Manica (12.3), Beira (5.8) e Quelimane (1.2 milímetros).
Apesar da melhoria do estado de tempo prevista para Maputo e Gaza, o mesmo regime de chuvas deverá continuar em Inhambane, Sofala e Manica durante o dia de hoje.
Segundo a fonte, o sistema está a deslocar-se para o interior, sendo responsável pelas chuvas que estão a ocorrer em Manica e Sofala.
O INAM dá conta que mesmo com a melhoria do estado do tempo prevista, Maputo vai registar temperaturas relativamente baixas , com uma previsão de 25 graus de máxima.


RM

No comments: