Thursday 20 September 2012

Ponte Maputo/Katembe vai impulsionar desenvolvimento: Guebuza no lançamento da primeira pedra

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, lançou hoje, em cerimónias separadas, as primeiras pedras que marcam o arranque das obras de construção da ponte que vai ligar a cidade de Maputo ao distrito municipal Katembe e da Estrada Circular da capital moçambicana.
Trata-se de empreendimentos cujas obras estão orçadas em cerca de 1.040 milhões de dólares norte-americanos e estarão a cargo da Empresa Chinesa de Construção de Estradas e Pontes, sendo 725 milhões destinados a construção da ponte e 315 para a edificação da Estrada Circular de Maputo.
O Exim Bank financia a construção da ponte em 85 por cento e o Estado moçambicano em 15 por cento.
As obras incluem a construção de estradas que vão ligar o distrito da Katembe, do outro lado da baia de Maputo, a Ponta D’Ouro, zona fronteiriça com a Africa do Su,l e Boane/Belavista, todas para fazerem uma interligação com a estrada circular de Maputo.
Segundo fonte próxima do Ministério das Obras Publicas e Habitação (MOPH,) todas as obras abrangidas neste programa deverão estar terminadas dentro de um prazo de 30 meses.
Falando na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano disse que, depois de concluídas, as obras vão, em ultima analise, fazer a ligação de Moçambique em toda a sua plenitude impulsionando assim o desenvolvimento dos distritos de Katembe, Boane e a localidade da Ponta D’Ouro.
A circular de Maputo, segundo Guebuza, vai promover a circulação de rodoviária nas cidades de Maputo e Matola e no distrito de Marracuene, impulsionando também o desenvolvimento da parte norte da capital moçambicana.
Dando corpo a estes empreendimentos, as obras, segundo o mais alto Magistrado da Nação, integram-se numa matriz de vários outros projectos agora em fase de execução em diferentes zonas do país, como e o caso da segunda ponte sobre o Zambeze em fase bastante avançada de construção.
“Agradecemos a China pelo apoio que prestou para que este projecto se tornasse realidade, ao mesmo tempo que apelamos a sociedade para que saiba usar estas infraestruturas como instrumentos de luta contra a pobreza”, disse o Presidente da Republica.
Na ocasião, Guebuza apelou a sociedade para prestar todo o apoio necessário a todos os intervenientes deste projecto, destacando que “as obras são para servir a todos nos, por isso temos que saber valoriza-las”.
Por seu turno, o embaixador da China em Moçambique, Huan Songfu, disse que a construção da ponte Maputo/Katembe e’ o projecto mais importante no processo de urbanização moderna no país que, para alem de facilitar a ligação entre os dois pontos, vai estreitar ainda mais o laços de cooperação entre os dois países.
O presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, disse, a margem da cerimónia, que a construção da ponte vai gerar cerca de três mil postos de trabalho e da circular entre 1500 a dois mil, na sua esmagadora maioria moçambicanos.

No comments: