Saturday 8 September 2012

Chimoio: Jovens da Frelimo e do MDM envolvem-se em pancadaria

Jovens ligados aos partidos Frelimo, no poder, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), na oposição, envolveram-se hoje em pancadaria em plena Praça dos Heróis, na cidade de Chimoio, província de Manica. Um jovem do MDM está detido numa esquadra da PRM.
O facto ocorreu em plena cerimónia pública que assinalava 7 de Setembro, dia que marca a assinatura dos Acordos de Lusaka, em 1974, entre a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e o Governo português, em que este reconhecia o princípio da Independência dos moçambicanos e aceitava pôr fim à guerra.
De acordo com a Rádio Moçambique em Chimoio, as cenas de pancadaria começaram quando um grupo de jovens da Liga Juvenil do MDM, empunhando bandeiras do seu partido, inrromperam pela praça, o que, aparentemente, não terá sido bem visto pelos jovens da Frelimo.
Os jovens da Frelimo, na discussão que se seguiu, alegaram que a atitude dos do MDM estava a manchar o espírito das festividades, tentando tirar dividendos políticos.
Manuel de Sousa, Delegado do MDM em Manica, e outros membros do seu partido, encontram-se posicionados na esquadra onde se encontra o seu colega. Afirmou que só abandonarão o local após a libertação do detido.
“Levamos as nossas bandeiras. Mas também existiam no local bandeiras da Frelimo”, justificou-se de Sousa, em declarações à Rádio Moçambique em Chimoio.
Fonte da PRM confirmou o ocorrido, afirmando que a detenção do jovem não tinha nada a ver com o facto de ser militante do MDM mas por ter estado envolvido num desacto em local público.

RM

No comments: