Tuesday 18 September 2012

Guebuza lança Maputo-KaTembe

Maputo-city-torres-vermelhasO Presidente Armando Guebuza vai lançar oficialmente, na quinta-feira, a primeira pedra do projecto Maputo-KaTembe, um empreedimento de grande vulto estimado em 725 milhões de dólares.
Segundo o semanário Domingo, no mesmo dia, o estadista moçambicano fará igualmente o lançamento formal de um outro empreendimento, a chmada Estrada Circular de Maputo, cujos trabalhos decorrem entretanto desde agosto passado.
No que diz respeito ao projecto Maputo-KaTembe, estão previstos, para além do plano de desenvolvimento regional entre Ka-Tembe e a Ponta do Ouro, a construção das estradas entre estes dois pontos e entre Bela Vista e Boane, incluindo as pontes da KaTembe sobre a baia de Maputo, e sobre os rios Maputo, Futi, Umbeluzi, entre outras infra-estruturas.
Refira-se que o plano de desenvolvimento do distrito municipal da KaTembe tem em vista a construção da Ponte KaTembe, visando criar condições excepcionais de acessibilidade entre as duas margens da baia de Maputo, possibilitando assim a concretização do desejado crescimento urbano da capital moçambicana no sentido sul, tendo em conta que a margem da KaTembe possui, actualmente, uma reduzida densidade de ocupação. Estimativas apontam que, num horizonte de médio prazo, a região da KaTembe, deverá registar um crescimento na ordem de 400 mil habitantes.
Ao nível da cidade de Maputo, estão desenhados uma série de projectos de desenvolvimento, como são os casos da cimenteira de Salamanga, de um campo agrícola para a cultura do arroz, assim como a construção do porto de águas profundas de Techobanine, que beneficiará em larga medida o Botswana.


RM

No comments: