Thursday 20 September 2012

Comércio informal poderá ser reorganizado

Busca-se a redução de venda nos passeios da baixa
Busca-se a redução de venda nos passeios da baixa


OS vendedores do sector informal poderão passar a ocupar apenas uma rua na zona baixa da cidade de Maputo como forma de descongestionar as ruas da zona baixa da cidade e reduzir o perigo que a venda de alguns produtos representa para a saúde pública.
Segundo o vereador dos Mercados e Feiras no Conselho Municipal de Maputo, António Tovela, uma proposta nesse sentido será apresentada à Assembleia Municipal, onde consta o número de vendedores registados pela Associação dos Operadores e Trabalhadores do Sector Informal (ASSOTSI), com a indicação da avenida que servirá para o efeito.
“Está na fase de conclusão o documento a ser submetido à Assembleia Municipal, que indica também que tipo de produtos que não podem ser vendidos na via pública. Falamos de verduras, carnes e outros produtos, cuja venda naqueles locais constitui um perigo à saúde”, disse Tovela, falando há dias ao nosso jornal.
A implementação da iniciativa, tal como explicou o vereador, surge da constatação da afluência de vendedores informais nas zonas próximas de terminais de transporte. “Há uma tendência de as pessoas venderem onde há terminais de transporte, e uma das nossas prioridades, como Município, é aliar estas duas componentes, as de vias de acesso, e o comércio para facilitar a vida dos citadinos”, explicou.
Para os casos de mercados já existentes na capital, projecta-se a construção de terminais mais acolhedores, a ampliação das infra-estruturas existentes para que não periguem a saúde dos citadinos.
Actualmente, perto de quatro mil bancas dos mercados da capital encontram-se desocupadas, mas em contrapartida assiste-se ao aumento de vendedores na baixa da cidade. A verdade é que a cada dia, mais pessoas ocupam os passeios destas avenidas, sem, muitas vezes, deixar espaço para a circulação de peões, para além de vender em lugares sem condições de higiene.

Notícias

No comments: