Monday 10 September 2012

“Mambas” a um passo do CAN-2013

Dominguez atira o 2º golo dos Mambas

A SELECÇÃO nacional de futebol está a um passo do CAN-2013, cuja fase final será disputada na vizinha África do Sul, depois de ontem ter ganho o Marrocos, por 2-0, no Estádio da Machava, em partida da primeira “mão” da segunda e última eliminatória de apuramento para a prova continental.
Os “Mambas” garantiram a vitória na segunda parte, com golos de Miro e Dominguez, depois de uma primeira parte bastante concorrida, em que o domínio pertenceu à turma moçambicana, mas com poucas oportunidades de golo, destacando-se o lance em que Jerry, completamente isolado, atirou à figura do guarda-redes marroquino.
Jogando abertamente ao ataque e de forma destemida, o combinado nacional destacou-se pelo colectivo, tendo sempre no médio-ofensivo Dominguez o comandante das manobras ofensivas. Nota de realce vai, a título individual, também para o lateral esquerdo Miro que, com algumas subidas, ensaiou jogadas de ataque. Teve mérito no golo que abriu o caminho da vitória num momento crucial.
O tento elevou os níveis de confiança da equipa, apesar de várias tentativas de o Marrocos chegar ao golo de empate. Como a força de vontade era maior, os “Mambas” conseguiram o golo da tranquilidade já no período das compensações da contenda, com o “maestro” Dominguez a confirmar, mais uma vez, a sua frieza nos momentos determinantes.
Com este triunfo, os “Mambas” partem para a segunda “mão”, agendada para princípios de Outubro próximo, seguros. Precisam apenas de manter a vantagem. É claro que, jogando no terreno do adversário, serão sujeitos a muito sacrifício, porque o Marrocos vai procurar, a todo custo, aproveitar o factor casa para dar a volta ao resultado, tendo o público como sua bengala.
Cabe, deste modo, ao seleccionador nacional, o alemão Gert Engels, aproveitar as ilações tiradas deste encontro para que, com uma preparação mais planificada, consiga ter uma equipa à altura de fazer face às adversidades que serão encontradas no terreno alheio. Aliás, os jovens jogadores que estão sendo lançados vão demonstrando alguma capacidade e qualidade competitiva.
Caberá, no entanto, a Gert Engels explorar o leque de opções à sua disposição para que, de facto, os “Mambas” encarem a segunda “mão” com maior determinação para que Moçambique faça parte das 16 selecções que disputarão a fase final do próximo CAN, na vizinha África do Sul.
De salientar que Moçambique já esteve quatro vezes no CAN. A última presença moçambicana no CAN foi em 2010, em Angola, quando o seleccionador nacional era o holandês Mart Nooij.


Notícias

No comments: