Saturday 22 September 2012

Genro de proeminente empresário moçambicano preso por suspeito envolvimento em raptos

O detido, conhecido como Bakhir, é o genro de Mohamad Bashir Suleiman - um dos mais influentes empresários do país e figura próxima da elite política
A Polícia moçambicana deteve na manhã de sexta-feira o genro do proeminente empresário Mohamad Bashir Suleiman, indiciado de envolvimento, como mandante, na onda de raptos que tem sido actualidade nacional desde Dezembro do ano passado.
Esta detenção é avançada pelo jornal “Canalmoz”, na sua edição online, e ainda não foi confirmada pela Polícia nacional.
O alegado cabecilha é conhecido apenas por Bakhir, esposo da única filha de Bashir Suleiman, e é um conhecido jovem com vários negócios em Maputo.
A comunidade muçulmana, através de um dos seus líderes, Sheik Aminudin, reagiu em entrevista à Voz da América, ao suposto envolvimento de um cidadão, membro da comunidade, da seguinte forma:
“Ainda não sei se isso é verdade, mas a ser verdade, só mostra que o crime não tem família, crença, nível social nem religião. Contudo, quando gente abastada começa a envolver-se em actos do género, apenas para alimentar seus vícios é ainda mais preocupante e mostra que a sociedade já está mesmo a perder a moral”, disse Sheik Aminudin.
Depois da pressão recente da comunidade islâmica, exigindo eficácia na resposta policial, mais três jovens moçambicanos foram hoje apresentados publicamente, como sendo integrantes das “gangues” dos raptos.
Do grupo, não consta o genro do conhecido empresário Bashir Suleiman, listado pela autoridade americana do narcotráfico, como um dos barões de droga em África.
Sobre as recentes detenções, a comunidade islâmica considera um bom sinal, mas ainda sabe a pouco, pela dimensão que a situação chegou a atingir.
A primeira reacção é de satisfação. Nunca duvidámos que a Polícia era capaz de esclarecer estes casos, contudo, é preciso compreender que não se trata de uma questão de comunidades, é uma questão da nação, porque os raptos são uma ameaça á paz e estabilidade do país, factores essenciais para o progresso e desenvolvimento, finalizou.


Voz da América. Escute aqui.

3 comments:

Anonymous said...

Prisão Perpetua para o maior Polvo narcotraficante de Moçambique. Chega!

A justiça desta vez, deve deixar de ser pressionada pelo poder económico e político.

É o genro, o sogro, filhos, e outros familiares espalhados pelo país, que apresentam fortunas incalculáveis, pessoas que nem escrever sabem, quando a droga nao chega, partem para raptos e assassinatos.

Nao me surpreendeu, porque toda essa familia de Bachir, nunca fora atingida por qualquer rapto, ou ameaça, algo quer dizer.

Maximo Dias, tenha vergonha, quanto mais sangue quer deixar correr, por andar a safar esses criminosos?

Anonymous said...

e o bin laden tambem foi morto pela familia mbs?
haja paciencia pra pessoas sem cultura como tu.
primeiro nao existe prisao perpetua nesse pais. segundo s dependesse de poder politico ou economico aih sim nao haveria espaxo pra justica. sendo assim entao nem o nini estaria preso nem o proprio falecido Momad Ayoob haveria um dia de estr preso.
mais vale nao saber escrever. voce seu ignorante nao sabe nem ler. tanto que nao conseguiu ler que o maximo dias nao esta . e constituido ainda. e pra terminar voce deve ser algum guarda ou meinanato pra saber que eles nao foram ameaxados. quem garante que tem valor incalculaveis ou q nunca tiveram medo de raptos. eh algum lavador de carroas d mbs. eh gestor d algum banco ou tem bola d cristal... vergonhoso tar nu meio duma sociedade preconceituosa.

JOSÉ said...

Este espaço é livre para as pessoas comentarem, temos de debater com tolerabcia e coerencia.