Tuesday 2 December 2014

Onde estão os editais?

MDM na Beira questiona e exige a sua publicação



O Movimento Democrático de Moçambique convocou a imprensa, na Beira, para perguntar sobre o paradeiro dos editais das eleições de 15 de Outubro passado que, como se sabe, só o presidente da Comissão Nacional de Eleições e o director-geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, Felisberto Naife, é que sabem onde estão. Os resultados divulgados pela CNE podem ser falsos, e foram feitos num computador pelo STAE, que depois apresentou à CNE, para a sua validação. Não foram apresentados os editais, para confirmar se aqueles resultados são verdadeiros.
O porta-voz do MDM, Sande Carmona, disse que, em nome da seriedade e da ética, que precisam de ser defendidas neste momento, o seu partido continua a não aceitar os resultados eleitorais, até à publicação dos editais.
Sande Carmona questionou o facto de a Assembleia da República ter aprovado, na semana passada, um estatuto para o segundo candidato mais votado, sem antes se ter preocupado com os resultados verdadeiros das eleições. “Afinal, quem é o segundo mais votado, se ainda não saíram os resultados credíveis? Quem poderá aceitar resultados sem que aos cidadãos, em primeira análise, se dê a possibilidade de se certificar d que os editais que foram usados para os apuramentos nas fases distintas do processo são mesmo os que foram produzidos nas urnas?”
Carmona questionou também o momento da aprovação do conjunto de regalias para o líder da oposição. “Não será esta a forma de acomodar um arranjo entre a Frelimo e a Renamo, para que se ultrapasse a real vontade dos eleitores? E porquê aceitar que essa lei seja votada sem que as contas eleitorais sejam todas sujeitas ao mais fino e apurado controlo público, depois de se conhecerem as manipulações que foram denunciadas a todos níveis?”, questionou.


(José Jeco, na Beira, Canalmoz)

No comments: