Thursday 25 December 2014

Apelos à paz pelo Dia da Família






























RENOVAR e consolidar a paz e a harmonia social é a principal mensagem endereçada pelos moçambicanos por ocasião do Dia da Família que hoje se assinala no país.
Esta mensagem foi enfatizada na troca de abraços e presentes havida nos convívios sócio-familiares que desde ontem vêm decorrendo em toda a esfera nacional, bem como nas homilias realizadas por ocasião das celebrações do Natal, que para os cristãos marca o nascimento de Cristo.
Para os moçambicanos, só em paz o país é capaz de continuar a alcançar os desígnios de desenvolvimento iniciados há já alguns anos, bem como satisfazer as expectativas do bem-estar social e económico individual e colectivo.
Neste sentido, reiteraram que a perenidade da paz e da concórdia social é algo que merece o esforço e sacrifício de todos os moçambicanos enquanto bem comum, daí que jamais deverão ser usados como uma moeda de troca para o alcance de interesses individuais e, por vezes, fora da ordem social nacional.
Entretanto, fiéis de diversas congregações religiosas participaram na noite de ontem nas suas paróquias na celebração do Natal.
Para além dos cultos ecuménicos e homilias, com a missa do galo como o ponto mais alto desta celebração que assinala o nascimento de Jesus Cristo, os fiéis visitaram santuários e realizaram vigílias, orando e reflectindo sobre os diversos momentos que marcaram as suas vidas nas áreas religiosas, sociais e ainda políticas e económicas.
O outro momento de grande destaque em muitas paróquias foi a realização da dramatização (ou passatempo) que retrospectiva a história do nascimento do menino Jesus, num acto feito entre cânticos de louvor e acção de graças.
Ainda ontem, membros e fiéis de diversas congregações religiosas efectuaram visitas a enfermos que se encontram acamados em leitos hospitalares e nas suas residências, oferecendo presentes.
Esta manhã haverá, em algumas igrejas, cerimónias de baptismo e de comunhão, bem como continuidade de actos religiosos.
Na sua mensagem, o Bispo Auxiliar de Maputo, João Carlos Nunes, apelou aos moçambicanos a orar pela paz e estabilidade, numa altura em que se aproxima o 1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz.
Para Dom Carlos Matsinhe, Bispo Anglicano, não obstante a paz ter renascido com o fim das hostilidades militares, agora é preciso fazer renascer o amor, perdão, justiça e tranquilidades nacional no seio dos indivíduos.
Já o Sheik Amminudin, da Comunidade Muçulmana, entende que neste Dia da Família, os moçambicanos devem renovar os apelos à consolidação da paz em Moçambique, sobretudo numa altura em que a capacidade de diálogo e de reconciliação dos moçambicanos foi, novamente, colocada à prova.
O bulício geral que se vive no país, próprio desta ocasião, alterou por completo o movimento a que se está habituado, com muitos moçambicanos a se cruzarem nos corredores das ruas e avenidas em busca de produtos para tornarem estas festas mais animadas.
Tudo isso acontece numa altura em que, de um modo geral, o mercado de consumo lança sinais favoráveis de disponibilidade, embora haja em algumas regiões do país sinais de alteração de preços que são bastante preocupantes.



Notícias

No comments: