Saturday 7 June 2014

MODERNIZAÇÃO DO JARDIM TUNDURU: Quiosques ainda por concessionar

OS restaurantes e quiosques construídos ao abrigo do projecto de modernização do Jardim Tunduru, o principal jardim botânico da cidade de Maputo, só irão a concurso público de concessão em Agosto próximo.
As obras de restauro do espaço terminam em Outubro e a ideia inicial era ter as casas de pasto em funcionamento já na altura da reinauguração do jardim, que se espera coincida com as festividades do 10 de Novembro, dia da cidade de Maputo.
João Munguambe, vereador de Actividades Económicas, disse ontem ao nosso Jornal que o concurso para a concessão das facilidades comerciais do Tunduru já devia ter sido lançado, mas ainda não aconteceu por razões que a fonte não revelou.
Devido ao atraso, aquele responsável aventou a hipótese de a parte comercial entrar em funcionamento apenas depois da reabertura do jardim, porque a parte da construção civil do empreendimento está bem avançada.  
A reabilitação e modernização foram encarregues à empresa Ceta Construção e Serviços, numa empreitada orçada em 165 milhões de meticais desembolsados pelo Conselho Municipal e parceiros como os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), a mineradora Vale e o Instituto Nacional de Turismo (INATUR).
Dados revelados no lançamento da primeira pedra das obras indicam que a reabilitação do empreendimento decorrerá em três fases interligadas. Contudo, todas decorrerão dentro do prazo de um ano.
A primeira contempla a melhoria da vedação, dos arruamentos e da estufa, bem como a construção de um sistema de saneamento, de rega e colocação de novos bancos. A segunda estará mais virada para a reabilitação de todos os edifícios existentes no jardim e a construção de mais uma estufa.
A modernização do espaço ocorrerá na terceira fase das obras e inclui a construção de restaurantes e de quiosques, empreendimentos que vão resultar de parcerias público-privadas. Aquelas infra-estruturas estão projectadas para o lado da Avenida Zedequias Manganhela e deverão ser acessíveis a partir daquela rodovia, o que permitirá que funcionem mesmo que o jardim esteja fechado.

No comments: