Monday 30 June 2014

Governo e Renamo retomam negociações

Um mês depois

Maputo (Canalmoz) – As delegações do Governo e da Renamo regressam nesta segunda-feira à mesa das negociações no Centro de Conferências“Joaquim Chissano” na cidade de Maputo, após três semanas de interrupções justificadas por agendas das duas partes.
Há mais de três meses, as partes vêm divergindo em torno da conclusão dos termos de referência sobre a missão dos observadores militares internacionais que vão supervisionar o cessar-fogo e a fase subsequente, que incluiria a desmobilização e integração de homens da Renamo em diferentes esferas,principalmentenas Forças Armadas de Defesa de Moçambique e na Polícia da República de Moçambique.
O Governo entende que os observadores internacionais, para além de fiscalizarem a cessação das hostilidades, também deveriam assistir à desmobilização da Renamo.
Por seu lado, a Renamo diz que a desmobilização dos seus homens deve ser seguida da sua integração nas FADM, naPRM e na Polícia Protecção de Altas Individualidades, com base na paridade.
Depois de muita persistência, o Governo apareceu a defender que a reorganização das FDS não faz parte dos termos de referência, justificando que tal podia ser deixado para o segundo ponto do diálogo político.
A Renamo já fundamentou a sua exigência de reorganização das FDS.
O Governo já admitiu que só vai aceitar as questões de equilíbrio e inclusão se estas se referirem ou se basearem na política e legislação respeitantesàs FDS, aprovadas pelo parlamento.



(Bernardo Álvaro, Canalmoz)

No comments: