Monday 30 June 2014

Ex-Ministro da Frelimo vai concorrer pelo MDM

Gerais de 15 de Outubro


Um ex-Ministro da Frelimo vai ser apresentado dentro de dias como candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) às eleições legislativas deste 15 de Outubro.
Uma fonte reputada disse ao mediaFAX que o antigo governante de Armando Guebuza vai ser colocado num lugar elegível da lista e concorrerá num círculo eleitoral onde partido tem fortes possibilidade de fazer eleger deputados. O mediaFAX sabe o nome do antigo governante em causa e o pelouro que ele dirigia, mas a nossa fonte alegou que não era oportuno ser anunciado publicamente.
O MDM tem atualmente 8 deputados na AR, 5 eleitos pelo círculo eleitoral de Sofala e 3 em Maputo cidade, eleitos no pleito de 2009, o primeiro em que participou.
Recorde-se, em 2009, o MDM foi excluído nos restantes 9 círculos eleitorais, em virtude de supostas “irregularidades” detectas pela Comissão Nacional de Eleições nas suas candidaturas.
Se este casamento se concretizar, o ex-Ministro vai se juntar a outros “desertores” da Frelimo, que se aliaram ao MDM, comprovando uma recente apetência deste partido para “recrutar” no partido no poder. O antigo director da PIC – Cidade de
Maputo e deputado da bancada da Frelimo, António Frangoulis, é uma das figuras que consta na lista do MDM pelo círculo eleitoral da Província de Maputo, isto para as legislativas.
“Temos muitos membros clandestinos dentro da Frelimo e, nalgumas vezes interessa que eles se junte a nós, noutras preferimos que fiquem lá”, comentou ontem uma fonte sénior do MDM, que não quis ser identificada.
O mediaFAX sabe que o recentemente afastado PCA da Linhas Aeras de Moçambique,Carlos Jeque, está em negociações com o partido liderado por Daviz
Simango, mas ainda não há indicações muito precisas do rumo das negociações.



( Marcelo Mosse, MediaFax, 30.06.2014 )

No comments: