Monday 31 October 2011

Visto único na SADC refém de questões de segurança

Turismo regional.

Moçambique, África do Sul e Suazilândia são os países mais interessados na emissão do visto único, tendo já anunciado que vão arrancar com um projecto piloto.
Os membros da Comunidade de Países para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) deverão ver o projecto de emissão do visto único adiado por muitos anos, por não estarem salvaguardadas ainda questões de segurança para o processo. O projecto viria facilitar a vida dos turistas pertencentes a outros blocos regionais da África, assim como dos outros continentes, na medida em que os mesmos não precisariam de solicitar múltiplos vistos em caso de necessidade de visita de dois ou mais países da SADC.
Moçambique, África do Sul e Suazilândia são os países da região que mais interesse mostram na emissão do visto único, tendo, inclusivamente, revelado que vão arrancar com um projecto piloto, enquanto os outros se mostram reticentes e pouco entusiasmados com a ideia.
O ministro do Turismo da Suazilândia, MacFord Sibandze, disse ao “O país” que houve vários encontros entre os países da região, tendo sido decidido “que só quando estiverem salvaguardadas as questões de segurança é que deverão arrancar com a emissão do visto único”, não havendo, por isso, datas para a sua implementação.
Sibandze falava última quinta-feira, em Mbabane, no final da excursão turística organizada por Moçambique, Suazilândia e a província sul-africana de Kwazulu Natal.
O ministro do Turismo de Moçambique, Fernando Sumbana, assim como o seu homólogo da Suazilândia reconhecem a importância do “UNIVISA” na desburocratização dos procedimentos transfronteiriços, sobretudo para os turistas europeus, mas encontram-se atados pela falta de vontade dos outros.

Reconstrução da estrada Ka-tembe – ponta de ouro arranca em 2012

O ministro do Turismo, Fernando Sumbana, garantiu que a reabilitação da estrada Ka-tembe – Ponta de ouro, na província de Maputo, arranca no próximo ano, após muito alarido à volta do projecto. O Governante sublinhou que se trata de uma prioridade que surge no âmbito do desenvolvimento de empreendimentos turísticos.
Sumbana, que falava ontem na Ponta de Ouro, distrito de Matutuíne, no âmbito da passagem da excursão turística regional, revelou que haviam questões por acertar para o início das obras. Este é um projecto que consta do pacote da ponte Maputo-Ka-Tembe, cujo orçamento está estimado em cerca de 500 milhões de dólares.
Recorde-se que iniciaram em julho último os estudos geológicos para a determinação das condições existentes na área onde será construída a ponte que vai ligar Maputo a Ka-Tembe, atravessando a baía de Maputo. Informações avançadas pelo director-geral do Centro de Promoção de Investimentos, Lourenço Sambo, apontam que a construção será financiada pela China.

Rota regional

Os governos de Moçambique, província sul-africana de Kwazulu Natal e Suazilândia estiveram, semana finda, a mostrar as oportunidades de investimento turístico ao sector privado dos três países, na sequência da realização de uma excursão pelos três países envolvidos no projecto “East -3 – Route”.

O País

No comments: