Tuesday 11 October 2011

Moçambique na 21ª posição no Índice Mo Ibrahim de Governação Africana 2011


O Índice Ibrahim 2011 de Governação Africana, ontem lançado, revela que Moçambique ocupa a 21ª posição de um total de 53 países avaliados nas categorias de segurança e Estado de direito, participação e direitos humanos, oportunidade económica sustentável e desenvolvimento humano.


Estabelecido em 2007, o Índice Ibrahim é a recolha mais abrangente de dados quantitativos que facultam uma avaliação anual do desempenho da governação em cada país africano.
Na avaliação deste ano, Moçambique obteve a pontuação de 55 (de zero a cem) para a qualidade de governação e encontra-se posicionado em 21º lugar, num total de 53 países. O país está abaixo da média regional para a África Austral, que é 58 pontos (8º lugar num total de 12 países), mas figura acima da média continental, de 50 pontos.
A nível das subcategorias, a classificação mais alta de Moçambique é em no capítulo de segurança nacional (12º lugar) e a mais baixa é o de educação (44º).
De acordo com a avaliação, ao longo dos últimos cinco anos a qualidade de governação global de Moçambique piorou (entre 2006 e 2010).
A região austral de África é a que apresentou melhor desempenho continental. As Maurícias figuram como o país com melhor desempenho governativo em África, de acordo com o índice Mo Ibrahim 2011. Seguem-se Cabo Verde, Botswana, Seychelles e África do Sul. As últimas cinco posições (da 49ª a 53ª) são ocupadas pela República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Chade e Somália.

Radio Moçambique

No comments: