Monday 24 October 2011

Fiscais do MDM detidos por ordens do director distrital do STAE

No Município de Cuamba.

José de Sousa disse haver mão da Frelimo no meio destas irregularidades e acusa este partido de estar a preparar a sua vitória por meio de fraudes.
Depois da denúncia de se estar a impedir o recenseamento de novos eleitores nos municípios de Cuamba, Quelimane e Pemba, eis que os fiscais do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) estão a ser barrados de monitorar o processo nos postos de recenseamento. Dois fiscais do MDM, e seu assistente, em Cuamba, estão detidos por impedirem o recenseamento de pessoas que não são daquele município e por reiterada denúncia da recusa de inscrição de novos eleitores, visando adquirir o direito de voto para as próximas eleições intercalares. A irregularidade foi tornada pública pelo mandatário de candidatura do MDM, o deputado José de Sousa. Em causa, estão dois membros deste partido afectos aos postos de recenseamento de Namitimbua e Rimbane, detidos sábado último, bem como o assistente deste grupo de monitoria, detido desde quinta-feira.
“Está a haver muitas irregularidades neste processo todo. Ainda na manhã de sábado, nossos fiscais foram detidos por exigirem coisas que estão na lei. Queremos manifestar a nossa indignação pela actuação dos agentes da CNE e do STAE nestas eleições”, defendeu de Sousa. Quando os fiscais do MDM submetem denúncias de irregularidades, seus pedidos não são acolhidos e estes são proibidos de se fazerem aos postos de recenseamento.
José de Sousa, mandatário do partido, diz que os brigadistas dizem estar a cumprir ordens do director distrital do STAE.
“Os pedidos são ignorados e não assinam as denúncias de irregularidades. Quando lhes perguntamos, dizem que estão a cumprir ordens do director distrital do STAE”, anunciou.

André Manhice, O País

No comments: