Thursday 18 March 2010

A quem pertence a TVM?

Se de facto a Televisão de Moçambique, esta dita “nossa TVM” onde todos estamos, pertence a um certo grupo de pessoas, acredito. Alias,m alguns amigos meus sempre me disseram que não era fácil entender a quem pertence a TVM.

Vou contar-vos o porquê desta minha inquietação. É assim, nos dias 13 e 14 de Março corrente, portanto, sábado e domingo, a cidade de Quelimane, acolheu a III Sessão Ordinária do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), este partido que surgiu por sinal num mês como este, Março. Vi jornalistas de todos órgãos que pelo menos tem estado nas coberturas normais, tais como do governo provincial,do partido Frelimo, Renamo, etc, até em jantares oficiais e não oficiais.

Mas o mais incrível que pareça, claro na minha óptica é que no sábado, dia de abertura da reunião do MDM, que tinha como o grande objectivo eleger ou indicar como queiram um Secretário geral, a “nossa televisão”

nem sequer pôs os pés naquela sala do hotel Chuabo. Em surdina, os jornalistas presentes comentaram esta atitude e até deram exemplos de dias em que filhos de governantes faziam anos, foi motivo de reportagem, mas como é o MDM, nem um repórter. Quando perguntei a um membro deste partido na Zambézia se haviam endereçado um convite, este disse-me que sim, mas sublinho, não ouvi a TVM se de facto este convite terá caído na sua redacção.

De facto fiquei sentido, porque ao que se sabe, esta nossa televisão vai em tudo o que é do partido no poder, mesmo naqueles casos em que os que estão no partido se esquecem em mandar convite via escrita, mesmo

por um simples “sms” via celular, ai vão. Não me lembro nenhum caso em que os jornalistas da TVM Zambézia, teriam rejeitado um convite vindo da Frelimo, mesmo se for para entregar uma simples célula num bairro. No ano passado, se a memória não me trai, viu um peca na janela local denominada “Zambézia notícia” dum aniversário do ex-governador da Zambézia.

Esta postura só deixa cada vez mais longe a verdade de que a TVM é mesmo uma televisão pública. Porque com este tipo de atitudes, leva-nos a concluir que a TVM tem dono. Se me disserem que é o povo, porque ela, neste caso a TVM vive de fundos de erário público, eu fico com dúvidas, porque se fosse, então estaria em acontecimentos públicos.

Ora, no meio disto resta me perceber também, o que é que esta TVM vê como noticia? Viagens do governador e sessões do governo? Será que se fossem cobrir esta reunião do MDM o regime em que eles estão não iria gostar? Ou pensaram que o facto de irem reportar algo dos partidos da oposição, neste caso o MDM, seria uma promoção de imagem ao partido.

Bom, não sei mesmo. A verdade é essa, para mim, restam muitas dúvidas em entender a quem pertence a TVM. Órgão público não é.


Diário da Zambézia, citado no Diário de um Sociólogo


No comments: