Monday 29 March 2010

Em protesto contra má gestão: População de Homoíne gazeta comício

RESIDENTES da vila-sede do distrito de Homoíne, desde funcionários públicos, membros e simpatizantes da Frelimo, agentes económicos, negociantes e vendedores a vários níveis, primaram pela ausência num comício que seria orientado pelo governador provincial Agostinho Trinta, em protesto contra a má gestão do distrito que se traduz na crónica falta de água na vila-sede, degradação das ruas, lixo e capim um pouco por toda vila, falta do dialogo do administrador com funcionários e com a população, até mesmo falta de iniciativas para suprir as dificuldades que fazem de Homoíne um distrito esquecido.

Maputo, Segunda-Feira, 29 de Março de 2010:: Notícias

O descontentamento pela crise da liderança atingiu contornos preocupantes e considerados de inaceitáveis, facto que criou um desgaste e descontentamento generalizados.

Agostinho Trinta, que visitava pela primeira vez aquele distrito, chegou ao local do comício para a sua apresentação pública como governador da província e encontrou o recinto às “ moscas” , com apenas cerca de uma dezena de pessoas incluindo um grupo cultural de timbila composta por três dançarinos e dois tocadores.

Segundo soubemos no local, a reivindicação pacífica dos residentes de Homoine, tem como motivação o incumprimento por parte do Executivo distrital liderado por Luís Fernando, das decisões do Governo provincial situação que acelera a degradação acentuada da vila-sede, em particular.

O distrito não tem água canalizada há mais de sete anos, desde a destruição pelas chuvas do sistema de abastecimento de água. A circulação de viaturas no distrito é caótica por causa dos buracos e grandes crateras resultantes da erosão um pouco por todo lado. O capim até já invadiu a residência oficial do administrador distrital e as pessoas também se queixam do mau relacionamento dos dirigentes a vários níveis no distrito.

GOVERNADOR EXIGE MUDANCA DRÁSTICA

Maputo, Segunda-Feira, 29 de Março de 2010:: Notícias

Confrontado com esta situação, principalmente o lixo e capim espalhados um pouco por toda a vila e outros problemas que claramente denunciam falta de liderança no distrito, Agostinho Trinta, deu um prazo de noventa dias para o executivo local mudar o actual quadro sombrio do distrito e colocar Homoíne nos carris de desenvolvimento.

”Volto daqui a três meses e quero vir encontrar mudanças, quero ver tudo transformado! Ordenou o governador provincial, falando perante meia dúzia de pessoas que a conta gotas foram chegando ao local de comício.

Durante a sua visita de dois dias o distrito, o governador insurgiu-se contra as autoridades locais por terem programado uma visita a considerada Lagoa Sagrada de Pembe, sem antes comunicarem aos régulos e outras figuras gentílicas. A visita ao local é antecedida de rituais tradicionais que, no caso vertente, não foram observados devido à negligência do Governo distrital.

Tida como maior produtora de peixe, ninguém se faz àquela lagoa para pescar, sem ter autorização dos líderes locais e depois de uma cerimónia tradicional.

Agostinho Trinta visitou o local contra a vontade do administrador e disse ser urgente esboçar um plano para a protecção da lagoa muito útil à comunidade local.

Os residentes de Homoíne disseram ao nosso Jornal que o administrador distrital e seu elenco perderam o controlo total do distrito por incumprimento das decisões emanadas do Governo provincial, bem como das promessas falsas as comunidades locais.

“Acho que o Governo definitivamente virou costas ao nosso distrito, mandam para aqui pessoas que vêm aprender a dirigir e não quadros capacitados. Veja só, o administrador é novo, pouco comunicativo, anda sempre fechado no gabinete, não dialoga com as pessoas, a secretária permanente é também nova na função e outros membros do Governo distrital e isso não começa agora“, disse um cidadão, agastado com a apatia das autoridades distritais.

  • VICTORINO XAVIER


Nota do José: E se a moda pega em todo o País?

No comments: