Tuesday 9 March 2010

Doadores dão prazo ao Governo para se pronunciar sobre reformas políticas

Manobras eleitorais encravam executivo de Guebuza


Maputo (Canalmoz) - Os países que contribuem para o Orçamento de Estado de Moçambique deram ao Governo moçambicano um prazo para se pronunciar sobre reformas, fazendo depender disso o financiamento ao país. O prazo está a terminar. O governo continua sem dinheiro para sustentar o Orçamento Geral do Estado e o ministro das Finanças do governo da dupla Guebuza/Ali já reconheceu ser necessário reformular o OGE para 2010 antes do mesmo ser discutido e aprovado pela Assembleia da República.
O Orçamento de Estado (OE) de Moçambique é financiado em cerca de metade (346 milhões de euros) por um grupo de 19 países e instituições (G19), que usualmente transferem a primeira parte desse dinheiro em Janeiro. Este ano, a transferência ainda não foi feita.
Os doadores e o Governo entraram em "rota de colisão" na sequência do processo eleitoral do ano passado, quando uma dezena de partidos e coligações se viram impedidos de concorrer, total ou parcialmente. Entre esses partidos estava o MDM, dirigido por Daviz Simango, que só pôde concorrer em quatro províncias e que mesmo assim elegeu oito deputados.


FONTE: CANALMOZ/LUSA, 09/03/10

No comments: