Wednesday 24 September 2008

Perdiz: o símbolo e a legalidade


De acordo com a oportuna explicação do sempre atento Reflectindo, (confira em www.comunidademocambicana.blogspot.com), o Artigo 10 dos Estatutos da Renamo, revela que a Perdiz “simboliza a identidade, autenticidade, a negação da subjugação e a afirmação da Liberdade”. Este Artigo 10 dos Estatutos da Renamo é bem claro!
Os pseudo-democratas decidiram usar esse mesmo Artigo contra Daviz Simango e ele está interdito de usar os símbolos da Renamo na sua campanha, medida que abrange os seus apoiantes. O ridículo da situação é que continuaremos a ver esses símbolos nos comícios de Simango pelo simples facto de que os seus apoiantes são maioritariamente membros e simpatizantes da Renamo. Quem os pode impedir? É incontestável que a verdadeira Renamo está com Simango, os intriguistas querem atirar areia para os olhos do Povo!
Analisando com atenção este Artigo 10, torna-se evidente que Daviz Simango tem toda a legitimidade em usar orgulhosamente a Perdiz. Simango representa “ a identidade, autenticidade, a negação da subjugação e a afirmação da Liberdade”.
Eu não sou jurista, mas prosseguindo nesta linha de pensamento, torna-se demasiado evidente que a maioria dos que estiveram em Quelimane, incluindo a liderança, não podem usar a PERDIZ, se usarem esse símbolo devem ser processados judicialmente por uso abusivo e ilegítimo de um símbolo que não lhes pertence, pois contrariam o significado desse mesmo símbolo.
Estou errado?
TRIBUNAL COM ELES!

2 comments:

Reflectindo said...

Uma excelente análise e acho mesmo que isto devia se provar isto em instâncias jurídicas.

JOSÉ said...

Isto é uma provocação mas tem muita verdade,precisamos mesmo de reflectir sobre o significado da Perdiz.