Sunday 21 September 2008

Quelimane: o Carnaval e as máscaras


Quando me perco nas minhas reminiscências, algumas das imagens recorrentes fazem parte da minha idílica infância passada na Zambézia, embora essas imagens não sejam muito claras quase cinco décadas mais tarde. Ficou sempre em mim o desejo de visitar essas maravilhosas paragens e tenciono concretizar esse sonho um dia.
Sei que em tempos longínquos, Quelimane foi famosa por ter o melhor Carnaval de Moçambique, com os cortejos, festas e máscaras. Não sei se Quelimane ainda mantém algumas dessas tradições, mas este ano o Carnaval chegou à cidade muito mais cedo.
Acontece que um grupo de foliões esteve em Quelimane neste fim-de-semana com a finalidade de se divertirem e entreterem a opinião pública, encetando uma caça às bruxas e cometendo suicídio político, tudo em nome da democracia.
Quelimane, amada Princesa do Zambeze, perdoa, tu não mereces ser palco de manobras sujas, mas há uma realidade inescapável: depois do Carnaval, as máscaras são inúteis. Caíram as máscaras em Quelimane, os intriguistas e oportunistas foram desmascarados, sabemos bem quem são os anti-democratas e o panorama político em Moçambique jamais será o mesmo!

2 comments:

Ximbitane said...

Espectacular, este carnaval! Parabéns

JOSÉ said...

Que bom que tenhas gostado, noutras circunstancias talvez ficasse lisonjeado mas estou muito triste com toda esta situação