Friday 19 September 2008

Olhos postos em Quelimane





Tem hoje início em Quelimane a reunião da Comissão Nacional da Renamo, encontro esse que se prolongará até à próxima Segunda-Feira.
Esta importante reunião acontece num momento em que a Renamo passa por uma grave crise, precipitada pela nomeação de Manuel Pereira como candidato à edilidade da Beira, afastando desse modo Deviz Simango, que irá concorrer como independente. O mal estar dentro da Renamo já se faz sentir há algum tempo, vindo a público acusações de inércia, lutas intestinais e atitudes anti-democráticas.
O caso Deviz Simango será um ponto quente deste encontro pois as declarações de alguns líderes fazem crer que ele poderá ser expulso do Partido. Entretanto, sabe-se que a liderança tem sido avisada sobre as graves consequências da possível expulsão de Simango. Espremos que o bom senso prevaleça!
Outros assuntos que serão discutidos são o custo de vida e o fosso entre ricos e pobres, as eleições em Angola e Zimbabwe e a nomeação de Afonso Dhlakama como candidato às próximas eleições presidencies. Será também aprovada a estratégia para as próximas eleições. Especula-se que seja abordada a questão do próximo Congresso, Congresso esse que tem sido repetidamente adiado.O grande interesse desta reunião é saber se haverá debate e consenso ou se servirá apenas para carimbar decisões já tomadas por um grupo restrito de pessoas. Veremos, estamos atentos!

3 comments:

Ximbitane said...

Hehehehhehe, decerto que as bases ja levam algumas directrizes que nao poderao ser questionadas...

Unknown said...

A ver vamos a decisoes que forem tomadas. Mas tenho-me visto numa posicao algo ceptico. Nao sei!

JOSÉ said...

Amigos Ximbitane e Dede, tudo o que possa agora escrever aqui será irrevelante devido aos acontecimentos em Quelimane e não só.
O desânimo e o cepticismo são compreensíveis em situações destas mas eu acredito que por vezes é neccessário que aconteçam certas coisas para as posições ficarem bem definidas e esclarecidas.
Nem tudo está perdido, pelo contrário!