Thursday 25 September 2008

Renamo desintegra-se

BEIRA – Depois de Daviz Simango a candidatar-se como independente, para o município da Beira, mais dois membros seniores da Renamo seguem seu exemplo, nos municípios de Marromeu, em Sofala, e Gurué na província da Zambézia.
Trata-se de Camiro Dambe, exguerrilheiro da Renamo que, Segundo soube o A TribunaFax, foi promulgado pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, STAE, e pela Comissão Nacional de Eleições, CNE.
Dambe era vereador para a área de Urbanização, Água e Saneamento, no Conselho Municipal de Marromeu e, porque não gostou da posição tomada pelo líder, Afonso Dlakama, de manter o actual edil para concorrer à sua sucessão decidiu avançar com sua candidatura independente.
Dambe foi proposto pelo Grupo para Mudança de Marromeu, GMM, um movimento criado dentro da Renamo para combater aquilo que chamaram de ditadura do líder da Renamo. Dambe diz estarem criadas condições para vencer o pleito autárquico, pois, goza de aceitação, no seio dos munícipes daquela autarquia.
“Decidi desafiar o partido, porque o dirigente máximo da Renamo não gosta da democracia. Não se realizaram eleições internas, porque o presidente Dhlakama decidiu manter o João Germano, actual edil para se recandidaturar. Vou ganhar as eleições e envergonhar o partido”, disse Dambe, frisando que a sua candidatura foi aprovada depois de reunir acima de 600 assinaturas das 180 exigidas. Caso vença, tudo fará para mudar a face do município que, segundo a fonte, está em péssimas condições.
Uma ex-deputada do partido de Afonso Dhlakama, Isabel Lino, considerada dama-de-ferro, vai concorrer como independente, para o município de Gurué, província da Zambézia.
Toda a documentação de Isabel já deu entrada nos órgãos eleitorais. Fontes que apoiam a ex-deputada contaram que a candidata vai ser apoiada por uma coligação denominada União para a Mudança, dirigida por Carlos Reis, presidente da União Nacional Moçambicana, UNAMO. (R)
FONTE: TRIBUNA FAX, de 22/09/08

No comments: