Thursday 4 September 2008

Requiem



Afirmar que o desaparecimento físico de David Aloni é uma perda irreparável talvez possa parecer algo trivial e um lugar comum, mas estamos a falar de uma figura incontornável e os adjectivos escasseiam para descreverem este HOMEM.
Todos os que lidaram com o Dr. David Aloni atestam que era uma pessoa íntegra e com grande capacidade intelectual. Numa sociedade em que a mediocridade não só é tolerada como frequentemente é recompensada, Aloni nunca precisou de usar a bajulação ou de se pôr em bicos de pés para se salientar. Enquanto muitos pseudo-políticos e pseudo-intelectuais optam pela intriga, golpada e truculência, Aloni manteve sempre a sua postura exemplar de patriota e esta verticalidade incomoda muita gente. Ele sentiu na pele os excessos da Frelimo no tempo de Graça Machel e nem sempre foi compreendido, pois era um crítico corajoso que não pactuava com situações dúbias.
Era membro do Conselho de Estado e cumpriu com zelo todas as tarefas que a Renamo lhe confiou. Porém, fica a ideia que David Aloni nunca teve oportunidade de mostrar o seu real valor, num país normal ele teria atingido os mais altos cargos, independentemente da sua cor política.As pessoas partem mas as ideias permanecem, e David Aloni continuará a ser uma referência para os que sonham com um Moçambique livre, democrático, justo e próspero. David Aloni não teve tempo de ver esse Moçambique mas cabe a todas as pessoas de bem , como forma de homenagearem este gigante da nossa história, contribuirem para que essa visão seja uma realidade.

No comments: