Sunday 14 September 2008

A saga dos cartoons






No passado Domingo, o semanário sul-africano “Sunday Times” publicou um cartoon que continua a provocar controvérsia.
O conceituado desenhador, Jonathan Shapiro, conhecido pelo nome de Zapiro, desenhou Jacob Zuma desabotoando as calças, pronto para violar uma mulher. Essa mulher representa o sistema judicial e ela está no chão, dominada por quatro homens, representando, da esquerda para a direita, Julius Malema da Liga Juvenil do ANC, Gwede Mantashe do ANC, que incentiva o chefe, Blade Nzimande do Partido Comunista e Zwelinzima Vami do COSATU, a central sindical.
O desenho reflecte a percepção do cidadão comum de que Zuma e os seus apoiantes têm abusado o sistema judicial. Zuma aparece com um chuveiro na cabeça em referência a um outro caso em que ele afirmou que se um homem tiver relações sexuais com uma mulher com a SIDA, não ficará infectado.
As reacções a este desenho não se fizeram esperar, os apoiantes de Zuma acusam Shapiro de racista e outros críticos afirmam que o desenho ofende as mulheres.
Jonathan Shapiro afirma que pensou muito bem antes de publicar este desenho e acha inaceitável que certos politicos se sintam intocáveis. Este desenhador ao longo dos anos tem publicado cartoons controversos.
Alguns dias depois, Zapiro publicou basicamente o mesmo desenho no “Mail & Guardian”, apenas com a diferença de que Zuma afirma: “Antes de começar devo dizer que te respeito”, a propósito de certas declarações proferidas por Zuma. Curiosamente, esse semanário saíu no mesmo dia em que Zuma foi ilibado das acusações que pendiam sobre ele.
Na edição de hoje do “Sunday Times”, Zapiro publicou outra versão do desenho, onde desta vez se vê Thabo Mbeki pronto para violar a mesma mulher, representando o sistema judicial, dominada por outras personagens próximas de Mbeki, em referência ao caso de Zuma em que Mbeki é acusado de ter interferido com o processo, o que lhe vai causar sérios problemas.Eu sou um acérrimo defensor da liberdade de expressão e penso que o grau de democracia num País se avalia pela tolerância em relação a estas situações. Felizmente que Shapiro não vive em Moçambique onde certamente seria acusado de crime contra a segurança do Estado.

No comments: