Thursday 4 September 2008

Carta aberta ao Presidente, liderança, membros e simpatizantes da Renamo na Beira


SUA EXCIA SENHOR PRESIDENTE DO PARTIDO RENAMO,
Afonso Macacho Marceta Dhlakama,
Senhores Membros da Comissao Politica,
Senhores membros do Concelho Nacional,
Senhor Presidente do Concelho Municipal da Beira, Eng. Davis Simango
Senhor Deputado da AR, Manuel Pereira,
Membros da Delegacao do Partido na Beira,
Caros membros e simpatizantes do Partido,
Excias,
E com profunda dor, consternacao e alto sentido patriotico que vos dirijo, na impossibilidade de o fazer pessoalmente, em vertude de estar fora do pais.
Caros dirigentes, colegas, membros e simpatizantes,
Vai a enterrar hoje, o Dr. David Alone, membro senior do partido e um exemplo de luta e engajamento pela causa que todos almejamos servir e sacrificamos nossas vidas, carreiras, sonhos, familias, bens e ambicoes.
Encerra hoje, mais uma pagina na dolorosa caminhada que o Dr. Alone teve neste vale de lagrimas! Ficam para tras, os tempos da 'reeducacao' em Mocuba Sisal, Zambezia, onde apesar de Doutorado numa das mais prestigiadas instituicoes europeias, teve que passar meses acordando as quatro da manha, para estar ao lado dos camponeses e trabalhadores eventuais da Companhia da Boror, cortando e carregando fardos de sisal, ele proprio! Ficam para tras, os dias em que este patriota teve que ficar em isolamento na cadeia da Cidade da Beira, pelo simples crime de ser Doutor! Ficam para tras, os tenebrosos dias na BO de Quelimane, no meio de cidadaos nacionais presos so porque a sua religiao nao lhes permitia dizer viva a Frelimo! Ficam para tras as noites de insonia provocadas pela ditadura que usurpara as liberdades de um povo inteiro! Ficam para tras os tempos de incerteza sobre o segundo, o minuto, a hora a seguir, sobre as interrogacoes dos agentes da PIC e da seguranca do entao nascente Estado Popular! Ficam para tras as proibicoes de leccionar, proibicao essa que nem os Acordos de Paz, nem as primeiras eleicoes, as segundas, ou as terceiras conseguiram liberta-lo! Ficam para tras os temores sobre a possibilidade de um dia voltar a ver a sua Betty, o seu Miguelito, dois amores de que nunca se separou!
Fica para tras uma vida cheia de injusticas mas tambem de celebracoes, porque apesar de banido David Alone soube mostrar que o 'trabalho dignifica o homem!' Nao apenas na teoria mas na pratica! Pelo trabalho abnegado o Dr. Alone conseguiu passar da sua condicao de 'cortador de sinal' a membro do Conselho de Estado, a membro da Comissao Permanente da Assembleia Popular, a Conselheiro da Agenda 2025! Subindo degrau a degrau, desde chefe da comissao administrativa da Boror, a director administrativo da Geralco, a director provincial e depois regional da Enacomo, e quica ao posto de Director Provincial da Industria e Energia em reconhecimento da sua competencia profissional e integridade moral. Reconhecimentos esses feitos por um regime que o declarara 'persona non grata', um quase vivo-morto! A historia deste homem confunde-se com a historia da luta pela democracia em Mocambique, com historia da segunda luta de libertacao do povo Mocambicano!
Fica para tras hoje, a trajectoria de um Homem que amou a sua patria! Um homem que tinha tudo para sair do pais e nao saiu! Um homem que nao soube apesar das circunstancias soletrar a palavra 'traicao' a sua patria!
Fica para tras, um monumento, uma biblioteca, um exemplo de vida e de luta que deveria ser seguido por todos os jovens da minha patria! Sim todos porque para David Alone, a Patria estava em primeiro lugar! A patria estava acima de tudo e de todos! Independentemente das cores partidarias, da etnia, da raca, do genero! 'Servir, e servir sempre a patria', era o seu locomotiv!Excias,
Colegas,
Neste momento de dor e luto, neste momento em que nos despedimos deste grande filho da patria mocambicana, tenho em respeito a memoria deste destacado filho da patria, dizia eu que tenho apenas um pedido:
Ao Presidente da Renamo, Afonso M. M. Dhlakama, que soube ouvir o choro e o lacrimejar de um povo inteiro e veio em seu socorro para liberta-lo dos apetites do abutres que trairam a revolucao popular de Magaia, Kankomba, Simango, e Mondlane;
Ao Presidente do Municipio da Beira Eng. Davis Simango;
Ao deputado da Assembleia da Republica, Manuel Pereira;
Aos membros da Renamo na Cidade na Beira;
Aos membros do Conselho Nacional;
Aos membros da Comissao Politica:
Nao traiamos a vida, a luta, a entrega e a memoria do Dr. David Alone! Pensemos nao nos nossos interesses pessoais, umbilicais, grupais, etnicos! Pensemos na grande causa a que David Alone e muitos jovens, criancas, mulheres, velhos deram suas vidas! Pensemos no bem do povo mocambicano, no bem dos municipes da Cidade da Beira. Inspiremo-nos no exemplo de vida do Dr. Alone: ponhamos os interesses do partido, os interesses patrioticos, e a democracia acima de qualquer outro interesse!
Deixemos que o Dr. Alone descanse em paz, que a sua memoria de guerreiro finalmente descanse! Que a sua luta e aluta de milhares de mocambicanos nao tenha sido em vao! Lutemos pois, todos juntos para que o seu sonho de alternacia governativa esteja cada vez mais perto e nao mais longe! Deixemos os nossos orgulhos umbilicais de lado! Lutemos para o bem estar e promocao da paz, concordia, e democracia na Beira, no partido e no pais! Entanto que pais da democracia temos uma obrigacao: liderar, ganhar, ou perder dando exemplo!
A esposa de Cesar nao basta que seja fiel, e importante que o pareca!
A nossa causa e justa! Nao entreguemos o ouro ao 'bandido' por razoes umbilicais! Nao traimos o espirito daqueles que durante 16 anos sacrificaram suas vidas para que hoje respirassemos o ar puro da democracia! Para que os jovens de hoje tivessem o direito a livre expressao, a opiniao! Enquanto nos distraimos ' a hiena' celebra na esquina mais proxima, sonhando com o sabor da nossa carne putrefacta! Sim putrfacta porque depois da luta interna, depois de nos enfraquecermos uns aos outros ela aparecera triunfante ao banquete!
O tempo nao esta do nosso lado. Falta apenas, um dia para o fecho das candidaturas as eleicoes municipais! Mesmo assim, penso que AINDA VAMOS A TEMPO DE RECONCILIAR A FAMILIA DA RENAMO, para juntos possamos celebrar o sonho do Dr. Alone.
Respeitosamente,
TENHO DITO
Manuel de Araujo
FONTE: www.manueldearaujo.blogspot.com

No comments: