Sunday 28 September 2008

Dhlakama deixou-se enganar!


Fernando Mbararano, Faque Fararia, Lucas Machava e Manuel Bissopo mentem quando dizem que as bases da Renamo pedem para que troque Davis Simango por Manuel Pereira. O tempo vai provar que o Presidente foi fintado ou finge que está sendo enganado por gananciosos. A fúria dos beirenses tem razão. Como jogar ao lixo o melhor edil do País? O Presidente deveria deixar de ouvir fofoqueiros, relançando o partido para combates eleitorais.
O que está a acontecer não honra a Renamo. Mancha a imagem do presidente. Ninguém confia em si, porque, hoje, diz uma coisa, amanhã, afirma outra, mas, contrária. Simango não é nenhum perigo para o líder como pensam os fofoqueiros. Há muita gente a dizer que o líder tem medo da projecção que Simango tem. É verdade mesmo? É uma pergunta e perguntar não ofende. Se for verdade, fique tranquilo que se trata de mentira de perigosos mutantes.
A competência de Dhlakama como comandante da guerrilha é inquestionável. Em nome dos sem voz, estamos reconhecidos, por ter combatido o sistema comunista, que havia sido implantado na nossa terra. Quem lhe escreve a carta é um amigo que o admira, que não consegue ficar calado perante erros imperdoáveis que vem cometendo.
A história regista que grandes homens, com impactos fortes para seus países, são pessoas humildes que se curvam quando se reconhecem errados. A vida ensina que, só, se ergue quem sabe as razões que o levaram ao chão. Os orgulhosos não fazem história. O presidente tem cometido erros graves que custam caro à democracia.
Simango é um exemplo de uma administração isenta e competente que a Renamo deveria acarinhar. Quando os mais dedicados são sacrificados, a Renamo fica esquelética. A riqueza de um partido reside nas qualidades humana e intellectual dos seus quadros. A história não reza engraxadores que facilitam o retorno ao monopartidarismo.
Os caluniadores não explicam ao líder a razão dos constantes desaires eleitorais do partido? Dizem que Dhlakama é o melhor líder do mundo. Não dizem que a base rural da Renamo está sendo assaltada nem que o partido não aproveita o potencial das elites urbanas. Não exigem congresso nem questionam o défice democrático. Sabem dizer que Simango estava a preparar um golpe ao presidente num hipotético congresso. Será por isso que o tal congresso vem sendo adiado?
Retirar Manuel Pereira da corrida da corrida é sinal de humildade e reconciliação com as bases do partido. A gente diz que o presidente foi comprado pela Frelimo. Será verdade ou é mentira? O entusiasmo das pessoas em relação à figura do líder tem vindo a baixar, de forma drástica, por perder eleições de maneira estranha.
A Renamo precisa evitar o que acaba de acontecer com a UNITA, em Angola. Envolvida em lutas intestinais, deixou o processo entregue ao MPLA, que cozinhou os resultados como lhe convinha. Se a postura do presidente Dhlakama não for alterada, os acontecimentos de Angola, serão reeditados em Moçambique.


( Edwin Hounnou, A Tribuna Fax, 15/09/08 )

NOTA: Os sinais e avisos são bem evidentes! Se houvesse transparência e humildade....

No comments: