Thursday 11 September 2008

Dissidente da Frelimo apoia Deviz Simango

BEIRA — O antigo governador da província de Sofala e fundador do Grupo Reflexão e Mudança, GRM, Francisco Masquil, vai suportar a candidatura independente do actual edil da Beira, nas próximas eleições autárquicas.
Masquil é dissidente do partido no poder, Frelimo, e, neste momento, encontra-se quase fora do cenário politico, depois de não ter renovado o mandato em 2004 a deputado da Assembleia da República pela Renamo. Concorreu ao município da Beira, nas primeiras eleições, tendo sido derrotado por Chivavice Muchangage, no ano em que a Renamo boicotou as eleições.
O GRM de Francisco Masquil, entrou na corrida nas primeiras eleições no mesmo ano em que este abandonou a Frelimo. Aliás, o GRM, na altura, era formado, na sua maioria, por pessoas que haviam pertencido ao Partido de Convenção Nacional, PCN, e alguns, mas em número menor, que provenientes da Renamo e Frelimo.
O GRM viria a estar fora do cenário político porque a maioria dos seus membros se filiaram à Renamo, em Sofala, processo iniciado por Masquil, em 1999, quando conseguiu se filiar na Renamo e eleito deputado da
Assembleia da República pela “Perdiz”, facto que fragilizou o grupo que, no mandato de Chivavice Muchangage, tinha alguns membros no município da Beira.
Daviz Simango formalizou, na ultima sexta-feira, a sua candidatura independente ao município da Beira.
A candidatura de Daviz Simango continua a ser tema de conversa em cada esquina da cidade da Beira e há vozes que dizem que Simango está a destruir Renamo.
Curiosamente, embora com o anúncio formal de Daviz Simango como candidato independente, o “Viva Renamo” continua a ser a tónica e trunfo usado pelo edil da Beira junto aos seus apoiantes, facto que não está a agradar a liderança deste partido, que diz que Simango não é membro da Renamo.Entretanto, Simango disse não se preocupar com o que se diz, pois, segundo suas palavras é membro da Renamo, há bastante tempo.

FONTE: A Tribuna Fax, com a data de 08/09/08, retirado com a devida vénia.

No comments: