Tuesday 19 August 2008

Um livro importante

O Governo moçambicano afirma frequentemente que tem tido grande sucesso no combate à pobreza absoluta, porém, um livro lançado em Maputo recentemente , revela que metade das pessoas nas zonas rurais são hoje tão pobres quanto no período logo após o fim da guerra há 16 anos e que o nível de pobreza nas zonas rurais está a aumentar.
A referida obra tem o sugestivo título “ Há mais bicicletas-mas há desenvolvimento?” e os autores são Joseph Hanlon, conhecido jornalista britânico especialista em questões sobre Moçambique, e a investigadora Teresa Smart. O livro baseia-se em pesquisas feitas no terreno, principalmente nas Províncias de Nampula e Manica, passando em revista o desenvolvimento de Moçambique desde a independência.
Os autores afirmam:
“Não concordamos com as estatísticas oficiais que indicam uma redução de 15% da pobreza absoluta. Para nós é uma manipulação das estatísticas. Há mais bicicletas, as estradas melhoraram, há escolas. Mas também as escolas estão a formar muitos jovens com a décima classe e que saem com vontade de trabalhar mas que não têm a possibilidade de utilizar o conhecmento adquirido.”
Esta obra põe a nú uma verdade que conhecemos: o Governo moçambicano manipula estatísticas.
O livro, publicado pela editora moçambicana Missanga, está dividido em 3 partes, com 18 capítulos e 2 apêndices, dá um panorama aos desafios do desenvolvimento em Moçambique.Os autores criticam as políticas ditadas pelos organismos financeiros internacionais mas consderam negativa e irrealista a exagerada expectative emtorno do investimento estrangeiro como promotor do desenvolvimento do país.

No comments: