Sunday 24 August 2008

Meditação dominical

PENSAMENTO DO DIA


"Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância."

***********************************************************************************
PRINCÍPIO 90/10 DE STEPHEN COVEY

Stephen Covey é autor de alguns dos livros mais vendidos nos últimos anos.Que princípio é este?Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.O que isto quer dizer?Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede.Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho, mas, você é quem determinará os outros 90%.Como? Com a sua reacção.
Exemplo 1:Você está tomando o café da manhã com sua família.Sua filha, ao pegar a chávena, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho.Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar.Você censura sua esposa por ter colocado a chávena muito na beira da mesa.E tem prosseguimento uma batalha verbal.Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa.Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo oautocarro para a escola.Sua esposa vai para o trabalho, também contrariada.Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola.Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado.Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e umamulta, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta.Seu dia começou mal e parece que ficará pior.Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.
Pense: Por que seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correcta é:Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.
Exemplo 2:Você está tomando o café da manhã com sua família.O café cai na sua camisa.Sua filha começa a chorar.Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter maiscuidado".Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha entrando no autocarro. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.Notou a diferença?Duas situações iguais, que terminam muito diferente.Por quê?Porque os outros 90% são determinados por sua reação.Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.
Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que oscomentários negativos o afectem.Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.Como reagir a alguém que o atrapalha no trânsito?Você fica transtornado?Golpeia o volante? Insulta?Sua tensão sobe?O que acontece se você perder o emprego?Por que perder o sono e ficar tão chateado?Isto não funcionará.Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho.Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros.Estressar-se só piora as coisas.Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o.Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo...
**********************************************************************************
UMA LINDA MENSAGEM


Hoje, ao atender ao telefone que insistentemente exigia atenção, o meu mundo desabou...
Entre soluços e lamentos, a voz do outro lado da linha me informava que o meu melhor amigo, meu companheiro de jornada, meu ombro camarada, havia sofrido um grave acidente, vindo a falecer quase que instantaneamente...
Lembro de ter desligado o telefone, e caminhado a passos lentos para meu quarto, meu refúgio particular... As imagens de minha juventude vieram quase que instantaneamente à minha mente...Os amores não correspondidos...
AHHHHH... Os sorrisos.... Como eram fáceis de surgir naquela época!!.....
Lembrei da formatura... De um novo horizonte surgindo... Das lágrimas e despedidas... E principalmente, das promessas de novos encontros...
Lembro perfeitamente de cada feição do melhor amigo que já tive em toda a vida... Em seus olhos a promessa de que EU nunca seria esquecido. E realmente, nunca fui...
Perdi a conta as vezes em que ele carinhosamente me ligava quando eu estava no fundo do poço... ...ou das mensagens, que nunca respondi, as quais constantemente me enviava, enchendo minha caixa postal electrónica de esperanças e promessas de um futuro melhor. Lembro que foi o seu rosto preocupado que vi quando acordei de minha cirurgia para retirada do apêndice...
Lembro que foi em seu ombro que chorei a perda de meu amado pai... Foi em seu ouvido que derramei as lamentações do noivado desfeito... Apesar do esforço para vasculhar minha mente, não consegui me lembrar de uma só vez em que tenha pegado o telefone para ligar e dizer a ele o quanto era importante para mim contar com a sua amizade... Afinal....
Afinal, eu era muito ocupado!!! EU NÃO TINHA TEMPO!!!
Não lembro de uma só vez em que me preocupei de procurar um texto edificante e enviar para ele...
Não lembro de ter feito qualquer tipo de surpresa, como aparecer de repente com uma garrafa de vinho e um coração aberto disposto a ouvir.Não lembro de qualquer dia em que eu estivesse disposto a ouvir os seus problemas. Não me dignei a reparar que constantemente meu amigo passava da conta na bebida... Só agora vejo com clareza o meu egoísmo. Talvez se eu tivesse saído de meu pedestal egocêntrico e prestado um pouco de atenção...E despendido um pouquinho do meu sagrado tempo, meu grande amigo não teria bebido até não aguentar mais e não teria jogado sua vida fora ao perder o controle de um carro que com certeza, não tinha a mínima condição de dirigir...
Talvez ele, que sempre inundou o meu mundo com sua iluminada presença, estivesse se sentindo sozinho... Até mesmo as mensagens engraçadas que ele constantemente deixava em minha secretária electrónica, poderiam ser seu jeito de pedir ajuda...
Aquelas mesmas mensagens que simplesmente apaguei da secretaria electrónica, jamais se apagarão da minha consciência.
Agora, lentamente, escolho uma roupa preta - digna do meu estado de espírito - e pego o telefone. ...pois irei tirar o dia para Homenagear com meu pranto a uma das pessoas que mais amei nesta vida.
Agora trabalho com o mesmo afinco de sempre, mas sou somente "o profissional" durante o expediente normal. Fora dele, sou um ser humano!!
Nunca mais uma mensagem da minha secretaria electrónica, ficou sem pelo menos um "oi" de retorno. Escrevo cartões de Aniversário e de Natal, sempre lembrando as pessoas de como elas são importantes para mim...
Abraço constantemente meus irmãos e minha família, pois os laços que nos unem são eternos. Distribuo sorrisos e abraços a todos que me rodeiam, afinal, PARA QUE GUARDÁ-LOS?
Você achou um tempinho para ler isto.... Agora, disponha de outro minuto para mostrar para os seus amigos e familiares que você está pensando neles e que eles significam algo.... E são importantes na sua vida!!! Mostre a elas que sempre existe “um tempinho” no qual você pensa nelas.... Não espere o dia em que as pessoas mais importantes de sua vida serão tiradas de você para que você possa demonstrar o quanto elas significam...
O AMANHÃ PODE NÃO CHEGAR...
Deixe alguém feliz...
Hoje...
E sempre!!!
E principalmente...
( TIRADO DE E-MAILS RECEBIDOS )

No comments: