Sunday 31 August 2008

Carroças que encontramos no caminho

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
'- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa??'
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
'- Estou ouvindo o barulho de uma carroça'.
'- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia!
'Perguntei a meu pai:
'- Como pode saber se é uma carroça vazia, se ainda não a vimos?
E ele respondeu:
'- Ora, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia, mais barulho ela faz.

'Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando para intimidar, tratando o próximo com grossura de forma inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz de meu pai dizendo:
' - Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz....


( Retirado de um e-mail recebido )

No comments: