Sunday 17 August 2008

Para meditar: A ratoeira


Um rato, olhando um buraco na parede, vê o lavrador e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que o pacote poderia conter. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da quinta, advertindo todos:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!!!
A galinha disse:
-Desculpe-me Senhor Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para si, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O porco disse:
-Desculpe-me Senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor sera lembrado nas minhas preces.
A vaca disse:
-O quê Senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso acha que estou em perigo? Penso que não…
O rato voltpou para casa, cabisbaixo e abatido, pensando na ratoeira do lavrador.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira apanhando sua vítima. A mulher do lavrador correu para ver o que tinha acontecido. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia agarrado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O lavrador levou-a imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todos sabemos que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O lavrador pegou no seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal… Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o lavrador matou o porco… A mulher não melhorou e acabou por morrer. Muita gente veio para o funeral. O lavrador então sacrificou a vaca para alimentar toda aquela gente.

Da próxima vez que você ouvir dizer que alguém está perante um problema e que esse problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa,toda a quinta corre risco. O problema de um é problema de todos.

No comments: