Friday 8 August 2008

Actualização do recenseamento eleitoral termina com défice


O processo de actualização do recenseamento eleitoral, terminado segunda- feira, em todo o território nacional, não conseguiu alcançar a cifra prevista de 200 mil eleitores, tendo ficado nos 160 mil potenciais eleitores, em 43 cidades e vilas a serem abrangidas pelas eleições autárquicas de 19 de Novembro de 2008 .
A informação foi avançada ontem em Maputo, por Juvenal Bucuane, portavoz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) durante uma conferência de imprensa, convocada para anunciar o início, hoje, do processo de inscrição de candidatos a presidência dos 43 municípios e para membros de Assembleias municipais.
Bucuane revelou, por outro lado, que não obstante o facto de não ter sido atingida a cifra, a CNE está em condições de dar continuidade ao processo, rumo a realização do pleito eleitoral de Novembro próximo em todas as 43 autarquias do país.
Sobre a apresentação das candidaturas, o porta-voz da CNE disse que podem submeter as suas inscrições todos os partidos e organizações legalmente reconhecidos, devendo para o efeito reunir toda a documentação exigida pela Lei, processo a terminar a cinco de Setembro de 2008.
( Fernando Sidumo, Diário do País de 06/08/08, retirado com a devida vénia )

No comments: