Thursday 28 August 2008

Assessor de Davis Simango preso ilegalmente

Alexandre Gonçalves Jr., mais conhecido por Alex, natural de Inhassunge, província da Zambézia, filho de uma moçambicana de etnia chuabo e de um cidadão luso-angolano, assessor de marketing do presidente do Município da Beira, está preso, desde 20 de Agosto do ano em curso, pelos serviços de Migração, denunciado como estrangeiro sem identificação. Alex é pai de dois filhos de maioridade. O mais velho está em Maputo e o outro na Beira, na companhia do pai. Esta prisão é interpretada como uma perseguição política para atingir Davis Simango.

Mesmo que fosse estrangeiro, nada justifica que seja tratado como criminoso. Alex conhece Moçambique – sua pátria amada - de lés-a-lés, melhor que seus detractores, não fazendo turismo, mas a trabalhar, ora como professor, ora com uma máquina fotográfica a tiracolo. Alguns dinassauros da fotografia moçambicana conhecem-no. Juntos captaram imagens bonitas e, outras veze, incríveis. É um profissional de mão cheia. Algumas pessoas odeiam-no devido à sua abnegação ao trabalho e respeito pelo próximo, qualidade em extinção, entre nós.

A polícia diz que alguém o denunciou como estrangeiro, vivendo no País, sem autorização. Isso pode vir de quem não vê a governação de Simango com bons olhos. Revela que a PRM é comandada por incompetentes que prendem para investigar, o que é ilegal. Conheço os filhos de Alex, tal como o pai - um mestre de mão cheia de imagem de televisão e fotografia – bons profissionais, respeitados pelos seus colegas e superiores hierárquicos. Alex - homem de bem - está a pagar a factura de ser pacífico e honesto.

No Município, ninguém ousa acusálo de nada. Não luta por regalias, apesar de competente. Trabalha sem olhar para o relógio. Os colegas admiram-no pelas coisas boas que faz. Os inimigos de Simango começaram atacá-lo pelos flancos –neutralizando seus colaboradores mais próximos. O alvo que pretendem abater é Simango – um obstáculo às ambições de aventureiros que pretendem apanhar peixe na rede. A prisão de Alex é para tornar Simango incapaz de vencer as eleições.

A táctica de fazer barulho no Sul para atacar o Norte, é antiga. Se a intenção da Migração é de recolher os estrangeiros ilegais, na Beira, nós nos dispomos a acompanhar seus agents ao mercado do Goto para ver a quantidade de estrangeiros indocumentados que existem. A prisão de Alex é uma manobra que usam services públicos para atingir fins inconfessáveis. Denunciamos, com veemência, este baixo jogo político. Alex, a ser deportado, será enviado para Inhassunge, junto à sua mãe, para a vergonha das nossas autoridades.

Denunciamos que é ilegal manter um cidadão encarcerado. Mantém-se na prisão, apenas, indivíduos perigosos e Alex não é constitui nenhum perigo nem
mesmo para os seus inimigos. Se a campanha é para expulsar moçambicanos da sua terra, então que prendam Sérgio Vieira, Óscar Monteiro, Jacinto Veloso, Hélder Martins. Libertem Alex!

( Texto da autoria de Edwin Hounnou, publicado na Tribuna Fax de 27/08/08, retirado com a devida vénia )

No comments: