Monday 25 May 2015

Há Polícias que engrossam redes criminosas e extorquem turistas

Nyusi nas festividades dos 40 anos da Polícia


 Filipe Nyusi disse, na sexta-feira, que existem polícias envolvidos em redes criminosas, no tráfico de cornos de rinocerontes e pontas de marfim.
Nyusi falava no âmbito da cerimónia de comemoração dos 40 anos da Polícia, e disse também que há polícias que extorquem turistas nacionais e estrangeiros que vêm desfrutar do turismo moçamb
icano.
“Quando agentes da Polícia são apanhados nas redes de traficantes dos cornos de rinoceronte, pontas de marfim, drogas ou facilitadores de cometimentos de outros crimes, ficamos sem sono. Quando, de forma reiterada, ouvimos informação de que um polícia que atirou a matar contra cidadãos inocentes, porque o fez com o recurso não à lei, mas pelos seus ânimos em alguns casos umbilicais e egoístas, ficamos sem sono. Ficamos também sem sono quando as estatísticas crescem, referentes a polícias envolvidos na pura criminalidade”.
Segundo Nyusi “O polícia não precisa ser policiado para cumprir a sua missão, tão clara que é. Por isso, tiram-nos o sono as notícias de agentes policiais que engrossam as fileiras dos criminosos, sobretudo quando nos dizem que têm a formação necessária para não cometer os crimes que infelizmente praticam”, disse.
Extorsão a turistas
Filipe Nyusi disse que também fica incomodado quando ouve que alguns elementos da Polícia são acusados de estarem a contribuir para a retracção de turistas nacionais ou estrangeiros, pelo exagero no número de vezes que são ordenados a parar.
“Trata-se, na sua maioria, de vezes desnecessárias, visando extorquir quem, por bem, gozando de liberdade de circulação de pessoas e bens, [que é um] direito constitucional, pretende apreciar as nossas maravilhas”, afirmou.
Segundo Nyusi, o agente da Polícia deve saber ouvir, entender e analisar as opiniões de percepção de cidadãos a quem jurou servir. “A sociedade deve ser polícia de polícia, denunciar com honestidade os comportamentos desviantes, nos quais alguns agentes teimam em continuar a denegrir a imagem da corporação”, declarou.



(Cláudio Saúte, Canalmoz)

No comments: